15 Ideias de Atividades (BNCC) ritmo e ginástica

1. Dança das Cores

A atividade “Dança das Cores” consiste em utilizar diferentes cores de tecidos ou papéis que representam emoções. Os alunos devem dançar ao som de músicas variadas, mudando de cor conforme a emoção que a música transmite. Essa atividade estimula a expressão corporal e a percepção rítmica. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Ginástica Rítmica com Fitas

Nesta atividade, os alunos aprendem a manusear fitas coloridas enquanto realizam movimentos de ginástica rítmica. O objetivo é desenvolver a coordenação motora e a noção de ritmo. Os alunos podem criar suas próprias coreografias, promovendo a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Jogo do Som

O “Jogo do Som” envolve a utilização de instrumentos musicais simples, como tambores e chocalhos. Os alunos devem reproduzir ritmos que o professor toca, promovendo a escuta ativa e a sincronia em grupo. Essa atividade é excelente para trabalhar a percepção auditiva. Habilidade BNCC: EF15AR03.

4. Coreografia em Grupo

Os alunos se dividem em grupos e criam uma coreografia utilizando passos de dança e movimentos de ginástica. Essa atividade incentiva o trabalho em equipe e a expressão individual, além de desenvolver a memória motora. Habilidade BNCC: EF15AR04.

5. Circuito de Ginástica

Montar um circuito com diferentes estações de atividades físicas, como saltos, corridas e alongamentos. Os alunos devem passar por cada estação, respeitando o tempo de execução. Essa atividade promove a resistência física e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15AR05.

6. Roda de Música e Movimento

Os alunos formam uma roda e, ao som de uma música, devem realizar movimentos que representem a letra da canção. Essa atividade estimula a criatividade e a interpretação, além de desenvolver a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15AR06.

7. Desafio do Ritmo

Os alunos devem seguir um ritmo estabelecido pelo professor, utilizando palmas, pés e outros instrumentos. O desafio é manter a sincronia e a intensidade do ritmo, promovendo a concentração e a percepção rítmica. Habilidade BNCC: EF15AR07.

8. Ginástica com Balões

Utilizando balões, os alunos devem realizar uma série de movimentos, como chutar, passar e equilibrar. Essa atividade é divertida e ajuda a desenvolver a coordenação e o controle corporal. Habilidade BNCC: EF15AR08.

9. Mímica Musical

Nesta atividade, os alunos devem representar uma música através de gestos e movimentos corporais, enquanto os outros tentam adivinhar a canção. Isso estimula a criatividade e a expressão corporal, além de promover a interação social. Habilidade BNCC: EF15AR09.

10. Estátua do Ritmo

Os alunos dançam livremente até que a música pare. Quando isso acontece, eles devem congelar na posição em que estão. Essa atividade trabalha a atenção e a disciplina, além de ser uma forma divertida de explorar o movimento. Habilidade BNCC: EF15AR10.

11. Dança das Cadeiras

Uma versão rítmica do clássico jogo das cadeiras, onde os alunos dançam ao som da música e, quando ela para, devem encontrar uma cadeira. Essa atividade promove a agilidade e a percepção espacial. Habilidade BNCC: EF15AR11.

12. Desenho com o Corpo

Os alunos devem criar formas e figuras no espaço utilizando seus corpos, como se estivessem desenhando. Essa atividade estimula a criatividade e a consciência corporal, além de ser uma forma lúdica de se movimentar. Habilidade BNCC: EF15AR12.

13. Contação de Histórias com Movimento

Ao contar uma história, o professor pode incluir movimentos que representem os personagens e as ações. Os alunos devem acompanhar a narrativa com gestos e danças, promovendo a imaginação e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15AR13.

14. Rítmica com Materiais Recicláveis

Os alunos utilizam materiais recicláveis, como garrafas e latas, para criar instrumentos e acompanhar ritmos. Essa atividade incentiva a criatividade e a consciência ambiental, além de promover a musicalidade. Habilidade BNCC: EF15AR14.

15. A Dança dos Animais

Os alunos imitam os movimentos de diferentes animais ao som de músicas que representam a natureza. Essa atividade é divertida e ajuda a desenvolver a coordenação motora, além de promover o conhecimento sobre os animais. Habilidade BNCC: EF15AR15.