15 Ideias de Atividades (BNCC) rimas

1. Rimas com Nomes de Animais

Uma atividade divertida é criar rimas utilizando nomes de animais. Os alunos podem escolher um animal e pensar em palavras que rimem com ele. Por exemplo, “gato” pode rimar com “sapato”. Essa atividade estimula a criatividade e a associação de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Poemas em Dupla

Os alunos podem formar duplas e criar um poema em rimas sobre um tema específico, como a natureza ou a amizade. Cada aluno pode contribuir com uma estrofe, e no final, eles apresentam o poema para a turma. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Jogo das Rimas

Organize um jogo onde os alunos devem encontrar palavras que rimem com uma palavra dada. O professor pode usar um cronômetro e premiar quem encontrar mais rimas em um tempo determinado. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Rimas e Desenhos

Os alunos podem criar desenhos que representem as rimas que encontraram. Por exemplo, se escolheram “cachorro” e “sorro”, podem desenhar um cachorro e um sorvete. Essa atividade une arte e linguagem. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Canções em Rima

Proponha que os alunos escolham uma música conhecida e reescrevam a letra, mantendo a melodia, mas alterando as palavras para que rimem. Essa atividade ajuda a trabalhar a musicalidade da língua. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Rimas com Objetos da Sala

Os alunos podem explorar a sala de aula em busca de objetos e criar rimas com seus nomes. Por exemplo, “mesa” pode rimar com “beleza”. Essa atividade promove a observação e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Histórias em Rima

Os alunos podem criar uma história curta onde todas as frases terminam com rimas. Essa atividade estimula a narrativa e a construção de frases. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Cartões de Rima

Os alunos podem criar cartões com palavras e suas rimas correspondentes. Depois, podem jogar um jogo de memória, tentando encontrar as rimas. Essa atividade reforça o aprendizado de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Rimas e Mímica

Os alunos podem fazer mímicas de palavras que rimam e os colegas devem adivinhar quais são. Essa atividade promove a interação e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Rimas e Contação de Histórias

Os alunos podem contar histórias utilizando rimas, criando um ambiente lúdico e divertido. Essa atividade estimula a oralidade e a expressão criativa. Habilidade BNCC: EF15LP10.