15 Ideias de Atividades (BNCC) relógio

1. Criando um Relógio de Papel

Uma atividade prática e divertida é a confecção de um relógio de papel. Os alunos podem utilizar papelão, tesoura e canetinhas para criar um relógio que mostre as horas. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a noção de tempo. Habilidade BNCC: (EF02MA05) – Identificar e representar a hora em relógios analógicos e digitais.

2. Jogo do Tempo

Os alunos podem participar de um jogo em que devem associar diferentes atividades do dia a horários específicos. Por exemplo, acordar, ir à escola, almoçar, etc. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a compreensão do tempo. Habilidade BNCC: (EF02MA06) – Estimar e medir intervalos de tempo em situações cotidianas.

3. Relógio Humano

Divida a turma em grupos e peça que formem um relógio humano, onde cada aluno representa uma parte do relógio (números, ponteiros). Essa atividade promove o trabalho em equipe e a compreensão de como funciona um relógio. Habilidade BNCC: (EF02MA07) – Compreender a relação entre a hora e o dia, e a sequência de eventos.

4. Contando Histórias com Horários

Os alunos podem criar histórias que envolvam horários, como “O que acontece às 8h da manhã?” Isso ajuda a desenvolver a criatividade e a habilidade de narrar. Habilidade BNCC: (EF15LP01) – Produzir textos orais e escritos em diferentes gêneros.

5. Relógio de Areia

Construa um relógio de areia com garrafas plásticas e areia. Os alunos podem medir o tempo que leva para a areia passar de uma garrafa para outra. Essa atividade ensina sobre a passagem do tempo de forma visual e prática. Habilidade BNCC: (EF02MA05) – Identificar e representar a hora em relógios analógicos e digitais.

6. Música do Tempo

Crie uma música ou uma canção que fale sobre as horas e o tempo. Os alunos podem apresentar a música em grupo, o que ajuda na memorização e na expressão artística. Habilidade BNCC: (EF15AR01) – Criar e interpretar diferentes formas de arte.

7. Relógio de Emoções

Os alunos podem criar um relógio que represente diferentes emoções em cada hora. Essa atividade ajuda a trabalhar a inteligência emocional e a expressão de sentimentos. Habilidade BNCC: (EF12EF01) – Reconhecer e expressar emoções e sentimentos.

8. Desenho do Dia a Dia

Peça aos alunos que desenhem um dia típico, indicando as horas em que realizam suas atividades. Essa atividade estimula a reflexão sobre a rotina e a organização do tempo. Habilidade BNCC: (EF02MA06) – Estimar e medir intervalos de tempo em situações cotidianas.

9. Relógio de Sol

Construa um relógio de sol com os alunos, utilizando uma base e um objeto que faça sombra. Essa atividade ensina sobre a passagem do tempo de forma natural e histórica. Habilidade BNCC: (EF02MA05) – Identificar e representar a hora em relógios analógicos e digitais.

10. Atividades em Grupo com Horários

Organize uma série de atividades em grupo que devem ser realizadas em horários específicos. Os alunos devem seguir a programação e relatar suas experiências. Essa atividade promove a disciplina e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: (EF02MA06) – Estimar e medir intervalos de tempo em situações cotidianas.