15 Ideias de Atividades (BNCC) região Norte

1. Mapeamento das Comunidades Indígenas

Os alunos podem realizar um mapeamento das comunidades indígenas presentes na região Norte do Brasil. Essa atividade envolve pesquisa em grupos, onde cada grupo ficará responsável por uma comunidade específica. Os estudantes devem coletar informações sobre a cultura, língua, tradições e desafios enfrentados. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15HI01 da BNCC, que aborda a valorização da diversidade cultural.

2. Criação de um Herbário Regional

Os alunos podem criar um herbário com plantas nativas da região Norte. Para isso, eles devem coletar amostras de plantas, identificar suas características e registrar informações sobre seu habitat. Essa atividade promove o conhecimento sobre a biodiversidade local e está relacionada à habilidade EF02CI01 da BNCC, que trata da observação e descrição de seres vivos.

3. Oficina de Artesanato com Materiais Naturais

Promova uma oficina de artesanato utilizando materiais naturais encontrados na região, como sementes, folhas e madeiras. Os alunos poderão criar peças que representem a cultura local, estimulando a criatividade e a valorização dos recursos naturais. Essa atividade se conecta à habilidade EF15AR01 da BNCC, que incentiva a expressão artística e cultural.

4. Estudo das Águas da Amazônia

Realizar um estudo sobre a importância das águas da Amazônia, incluindo a pesquisa sobre os rios, lagos e igarapés da região. Os alunos podem desenvolver um projeto que inclua a coleta de dados sobre a fauna e flora aquática. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF02CI02 da BNCC, que aborda a relação entre os seres vivos e seu ambiente.

5. Contação de Histórias da Cultura Amazônica

Os alunos podem pesquisar e apresentar histórias e lendas da cultura amazônica. Essa atividade pode incluir a dramatização das histórias, promovendo a oralidade e a expressão artística. Está relacionada à habilidade EF15LP01 da BNCC, que incentiva a apreciação de diferentes formas de expressão literária.

6. Experiência de Campo em Reserva Ambiental

Organize uma visita a uma reserva ambiental da região Norte, onde os alunos poderão observar a fauna e flora locais. Durante a visita, eles devem registrar suas observações e reflexões em um diário de campo. Essa atividade se relaciona à habilidade EF02CI03 da BNCC, que envolve a observação e análise do meio ambiente.

7. Projeto de Sustentabilidade: Reciclagem de Materiais

Os alunos podem desenvolver um projeto de sustentabilidade focado na reciclagem de materiais. Eles devem coletar materiais recicláveis, criar novos produtos e apresentar suas criações para a turma. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15CI01 da BNCC, que trata da conscientização sobre a sustentabilidade.

8. Pesquisa sobre Animais em Extinção na Amazônia

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre os animais em extinção na Amazônia, identificando suas características e os fatores que contribuem para sua extinção. Essa atividade pode culminar em uma apresentação em grupo. Está relacionada à habilidade EF02CI04 da BNCC, que aborda a preservação da biodiversidade.

9. Criação de um Jornal Escolar sobre a Região Norte

Os alunos podem criar um jornal escolar que aborde temas relevantes da região Norte, como cultura, meio ambiente e atualidades. Essa atividade estimula a pesquisa, a escrita e o trabalho em equipe, alinhando-se à habilidade EF15LP02 da BNCC, que incentiva a produção de textos em diferentes gêneros.

10. Experiência Gastronômica com Ingredientes Regionais

Promova uma experiência gastronômica onde os alunos possam preparar pratos típicos da região Norte, utilizando ingredientes locais. Essa atividade pode incluir uma pesquisa sobre a origem dos ingredientes e suas propriedades nutricionais. Está alinhada com a habilidade EF15CI02 da BNCC, que aborda a relação entre alimentação e saúde.