15 Ideias de Atividades (BNCC) recursos

1. Jogo da Memória com Palavras-Chave (BNCC: EF15LP01)

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo da memória utilizando palavras-chave relacionadas ao conteúdo estudado. Os alunos devem encontrar pares de palavras que se conectam, promovendo a fixação do vocabulário e conceitos. Essa atividade estimula a memória e a atenção, além de ser uma forma divertida de revisar o conteúdo.

2. Produção de Vídeos Educativos (BNCC: EF15ET02)

Os alunos podem ser divididos em grupos para criar vídeos educativos sobre um tema específico. Essa atividade envolve pesquisa, planejamento e apresentação, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Além disso, a produção de vídeos estimula a criatividade e a utilização de tecnologias digitais.

3. Debate sobre Temas Relevantes (BNCC: EF15LP02)

Promover um debate em sala de aula sobre um tema atual ou relevante para os alunos. Essa atividade incentiva a argumentação e o pensamento crítico, além de permitir que os alunos expressem suas opiniões de forma respeitosa. O professor pode orientar a pesquisa prévia sobre o tema, garantindo que os alunos tenham embasamento para suas argumentações.

4. Criação de Quadrinhos (BNCC: EF15AR01)

A atividade de criação de quadrinhos permite que os alunos expressem suas ideias e narrativas de forma visual. Eles podem trabalhar em grupos ou individualmente, desenvolvendo personagens e enredos que abordem temas estudados. Essa atividade estimula a criatividade e a interpretação de textos, além de ser uma forma divertida de aprender.

5. Experimentos Científicos (BNCC: EF15CN01)

Realizar experimentos científicos simples em sala de aula ou em casa. Os alunos podem investigar fenômenos naturais e registrar suas observações. Essa atividade promove o aprendizado prático e a curiosidade científica, além de desenvolver habilidades de investigação e análise de dados.

6. Criação de Blogs ou Diários Virtuais (BNCC: EF15LP03)

Os alunos podem criar blogs ou diários virtuais onde compartilham suas experiências, reflexões e aprendizados. Essa atividade estimula a escrita criativa e a utilização de plataformas digitais, além de promover a autoexpressão e o desenvolvimento de habilidades de comunicação escrita.

7. Teatro de Fantoches (BNCC: EF15AR02)

Os alunos podem criar um teatro de fantoches para representar histórias ou temas estudados. Essa atividade envolve a criação de personagens, roteiros e cenários, estimulando a criatividade e a expressão artística. Além disso, o teatro de fantoches pode ser uma forma divertida de revisar conteúdos de forma interativa.

8. Mapa Mental Coletivo (BNCC: EF15LP04)

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um mapa mental sobre um tema específico. Essa atividade estimula a colaboração e a organização do conhecimento, permitindo que os alunos visualizem as conexões entre diferentes conceitos. O mapa mental pode ser apresentado para a turma, promovendo a troca de ideias e aprendizados.

9. Caça ao Tesouro Educacional (BNCC: EF15MA01)

Organizar uma caça ao tesouro com pistas que envolvem questões de matemática, ciências ou língua portuguesa. Os alunos devem resolver os desafios para encontrar o tesouro escondido. Essa atividade promove o trabalho em equipe, a resolução de problemas e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

10. Entrevistas com Profissionais (BNCC: EF15EF01)

Os alunos podem entrevistar profissionais de diferentes áreas para entender melhor suas funções e trajetórias. Essa atividade estimula a curiosidade e o aprendizado sobre o mercado de trabalho, além de desenvolver habilidades de comunicação e escuta ativa. As entrevistas podem ser registradas em vídeo ou texto, promovendo a reflexão sobre as experiências compartilhadas.