15 Ideias de Atividades (BNCC) recuperação paralela

1. Jogo da Memória com Conceitos da BNCC

Uma atividade lúdica que consiste em criar um jogo da memória utilizando conceitos e habilidades da BNCC. Os alunos devem formar pares de cartas que contenham definições e exemplos práticos das habilidades, como por exemplo, EF02CI01 que trata sobre a observação de fenômenos naturais. Essa atividade estimula a memorização e a compreensão dos conteúdos abordados.

2. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem ser desafiados a produzir vídeos curtos que expliquem uma habilidade da BNCC, como EF15LP01, que envolve a produção de textos. Essa atividade desenvolve a criatividade, a comunicação e a capacidade de síntese, além de permitir que os alunos compartilhem seus conhecimentos com os colegas.

3. Criação de Quadrinhos

Os estudantes podem criar quadrinhos que abordem temas relacionados às habilidades da BNCC, como EF03HI01, que trata da história e cultura brasileira. Essa atividade promove a interpretação de textos e a expressão artística, permitindo que os alunos explorem diferentes formas de comunicação.

4. Debates Temáticos

Organizar debates em sala de aula sobre temas que envolvem as competências da BNCC, como EF09CI01, que discute a ética e a cidadania. Essa atividade estimula o pensamento crítico, a argumentação e o respeito à diversidade de opiniões, fundamentais para a formação de cidadãos conscientes.

5. Criação de Blogs Educativos

Os alunos podem criar blogs onde compartilham suas reflexões sobre as habilidades da BNCC, como EF15LP02, que envolve a leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais. Essa atividade incentiva a escrita, a pesquisa e a troca de ideias, além de desenvolver habilidades digitais.

6. Jogos de Tabuleiro Educativos

Desenvolver jogos de tabuleiro que abordem conteúdos da BNCC, como EF04MA03, que trata de operações matemáticas. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar regras e desafios, promovendo a colaboração e o aprendizado ativo.

7. Experimentos Científicos

Realizar experimentos que explorem conceitos da BNCC, como EF05CI03, que envolve a investigação de propriedades dos materiais. Essa atividade prática estimula a curiosidade e o método científico, permitindo que os alunos aprendam de forma interativa.

8. Produção de Podcasts

Os alunos podem criar podcasts sobre temas relacionados às habilidades da BNCC, como EF15LP03, que envolve a oralidade. Essa atividade desenvolve a escuta ativa, a expressão oral e a capacidade de argumentação, além de ser uma forma moderna de comunicação.

9. Atividades de Teatro

Promover atividades teatrais que abordem temas da BNCC, como EF02AR01, que envolve a apreciação de diferentes linguagens artísticas. Os alunos podem encenar histórias que explorem valores e conhecimentos, desenvolvendo a empatia e a criatividade.

10. Mapa Conceitual Colaborativo

Os alunos podem criar um mapa conceitual em grupo que relacione diferentes habilidades da BNCC, como EF08GE01, que trata da geografia e suas relações sociais. Essa atividade estimula o trabalho em equipe, a organização do conhecimento e a visualização de conceitos interligados.