15 Ideias de Atividades (BNCC) recreação infantil

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade que estimula a memória e o vocabulário das crianças. Os alunos devem criar pares de cartões com palavras e imagens que representem essas palavras. Ao jogar, as crianças devem encontrar os pares correspondentes. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP01 da BNCC, que trata do reconhecimento de palavras e seu significado.

2. Caça ao Tesouro Literário

Os professores podem organizar uma caça ao tesouro onde as pistas são trechos de livros ou poemas. As crianças devem ler as pistas para encontrar o próximo local. Essa atividade desenvolve a leitura e interpretação, alinhando-se à habilidade EF15LP02 da BNCC, que envolve a leitura de diferentes gêneros textuais.

3. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar histórias. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, além de promover o trabalho em grupo. Está relacionada à habilidade EF15AR01 da BNCC, que aborda a apreciação e a criação de produções artísticas.

4. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

Utilizando materiais recicláveis, as crianças podem criar obras de arte. Essa atividade promove a consciência ambiental e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15AR02 da BNCC, que incentiva a criação artística a partir de diferentes materiais.

5. Dança das Cadeiras com Temas Educativos

Uma versão do clássico jogo da dança das cadeiras, onde as crianças devem responder a perguntas educativas para permanecer na cadeira. Essa atividade promove o aprendizado de forma lúdica e está relacionada à habilidade EF15EF01 da BNCC, que trata da prática de atividades corporais.

6. Contação de Histórias Interativa

Os alunos podem participar de uma contação de histórias onde eles se tornam personagens. Essa atividade estimula a imaginação e a oralidade, alinhando-se à habilidade EF15LP03 da BNCC, que envolve a produção e a interpretação de narrativas.

7. Jogos de Tabuleiro Educativos

Os professores podem criar jogos de tabuleiro que abordem conteúdos curriculares. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e o trabalho em equipe, alinhando-se à habilidade EF15MA01 da BNCC, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

8. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos simples, como a mistura de vinagre e bicarbonato, pode ensinar conceitos básicos de química. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15CI01 da BNCC, que trata da investigação e experimentação no ensino de ciências.

9. Jogos de Roda com Canções

As crianças podem participar de jogos de roda onde cantam e dançam. Essa atividade promove a socialização e a expressão cultural, alinhando-se à habilidade EF15AR03 da BNCC, que envolve a apreciação de manifestações culturais.

10. Criação de um Jornal da Turma

Os alunos podem criar um jornal onde registram as atividades da turma. Essa atividade estimula a escrita e a organização de informações, alinhando-se à habilidade EF15LP04 da BNCC, que trata da produção de textos em diferentes formatos.