15 Ideias de Atividades (BNCC) recorte e colagem educação infantil

1. Criando um Mural de Recortes

Uma atividade divertida e educativa é criar um mural de recortes com os alunos. Os professores podem solicitar que as crianças tragam revistas ou jornais e escolham imagens que representem suas emoções ou experiências. Essa atividade estimula a expressão pessoal e a criatividade, além de desenvolver a coordenação motora fina ao recortar e colar. A habilidade BNCC correspondente é EI03CG02, que aborda a expressão de sentimentos e a construção de narrativas pessoais.

2. Colagem de Animais da Fauna Brasileira

Os alunos podem aprender sobre a fauna brasileira através de uma atividade de colagem. Os professores podem fornecer imagens de diferentes animais e pedir que as crianças montem um painel com os animais que mais gostam. Essa atividade promove o conhecimento sobre biodiversidade e estimula a curiosidade. A habilidade BNCC correspondente é EI03EF01, que envolve o reconhecimento e a valorização da fauna e flora brasileiras.

3. Recorte e Colagem de Formas Geométricas

Outra ideia é trabalhar com formas geométricas. Os alunos podem recortar formas de papel colorido e colá-las em uma folha, criando figuras ou padrões. Essa atividade ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a percepção espacial. A habilidade BNCC correspondente é EI03GM01, que trata do reconhecimento e uso de formas geométricas no cotidiano.

4. Criando Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos utilizando recortes de personagens e cenários. Essa atividade estimula a criatividade, a narrativa e a expressão artística. Os professores podem orientar os alunos a pensar em enredos e diálogos. A habilidade BNCC correspondente é EI03EF02, que envolve a produção de narrativas em diferentes formatos.

5. Colagem de Alimentos Saudáveis

Os alunos podem aprender sobre alimentação saudável através de uma atividade de colagem. Os professores podem fornecer imagens de alimentos e pedir que as crianças montem um prato saudável. Essa atividade promove a conscientização sobre nutrição e hábitos alimentares. A habilidade BNCC correspondente é EI03CN01, que aborda a importância de uma alimentação equilibrada.

6. Mapa do Mundo com Recortes

Uma atividade interessante é criar um mapa do mundo utilizando recortes de diferentes países. Os alunos podem pesquisar sobre as culturas e tradições de cada lugar e colar imagens representativas. Essa atividade enriquece o conhecimento geográfico e cultural. A habilidade BNCC correspondente é EI03EF03, que envolve a exploração de diferentes culturas e geografias.

7. Colagem de Sentimentos

Os alunos podem expressar seus sentimentos através de uma colagem. Os professores podem pedir que as crianças escolham imagens que representem como se sentem e montem uma colagem. Essa atividade é excelente para o desenvolvimento emocional e a empatia. A habilidade BNCC correspondente é EI03CG03, que trata da expressão de sentimentos e emoções.

8. Recorte e Colagem de Meios de Transporte

Os alunos podem aprender sobre diferentes meios de transporte através de uma atividade de recorte e colagem. Os professores podem fornecer imagens de carros, ônibus, bicicletas, entre outros, e pedir que as crianças montem um painel. Essa atividade ajuda a desenvolver o vocabulário e o conhecimento sobre mobilidade. A habilidade BNCC correspondente é EI03EF04, que envolve o reconhecimento de diferentes meios de transporte.

9. Criando um Livro de Receitas

Os alunos podem criar um livro de receitas utilizando recortes de pratos e ingredientes. Os professores podem incentivar as crianças a escolher suas receitas favoritas e ilustrá-las. Essa atividade promove o interesse pela culinária e a leitura. A habilidade BNCC correspondente é EI03CN02, que aborda a importância da culinária e da alimentação.

10. Colagem de Estações do Ano

Os alunos podem aprender sobre as estações do ano através de uma atividade de colagem. Os professores podem fornecer imagens que representem cada estação e pedir que as crianças montem um painel. Essa atividade ajuda a desenvolver o conhecimento sobre o clima e a natureza. A habilidade BNCC correspondente é EI03EF05, que envolve a observação e compreensão das mudanças sazonais.