15 Ideias de Atividades (BNCC) reciclagem

1. Criação de Lixeiras Ecológicas

Os alunos podem criar lixeiras ecológicas utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET e papelão. Essa atividade promove a conscientização sobre a separação do lixo e a importância da reciclagem. Habilidade BNCC: EF15CI01.

2. Jogo da Memória com Materiais Recicláveis

Desenvolver um jogo da memória utilizando imagens de materiais recicláveis e seus destinos corretos. Essa atividade estimula a memorização e o aprendizado sobre a reciclagem. Habilidade BNCC: EF15AR01.

3. Oficina de Artes com Recicláveis

Organizar uma oficina de artes onde os alunos criam obras utilizando papel, plástico e outros materiais recicláveis. Essa atividade incentiva a criatividade e a reutilização de materiais. Habilidade BNCC: EF15AR02.

4. Debate sobre Sustentabilidade

Promover um debate em sala de aula sobre a importância da reciclagem e suas implicações para o meio ambiente. Os alunos podem pesquisar e apresentar argumentos. Habilidade BNCC: EF15CI02.

5. Visita a uma Usina de Reciclagem

Realizar uma visita a uma usina de reciclagem local para que os alunos compreendam o processo de reciclagem na prática. Essa experiência proporciona um aprendizado significativo. Habilidade BNCC: EF15CI03.

6. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre a importância da reciclagem e como realizar a separação correta dos resíduos. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e expressão. Habilidade BNCC: EF15LP01.

7. Experimentos com Materiais Recicláveis

Realizar experimentos simples utilizando materiais recicláveis, como a criação de um vulcão com bicarbonato e vinagre em uma garrafa PET. Essa atividade une ciência e reciclagem. Habilidade BNCC: EF15CI04.

8. Criação de um Diário da Reciclagem

Os alunos podem manter um diário onde registram as atividades de reciclagem realizadas em casa e na escola, refletindo sobre seus hábitos e mudanças. Habilidade BNCC: EF15LP02.

9. Teatro de Fantoches sobre Reciclagem

Organizar uma apresentação de teatro de fantoches onde os personagens discutem a importância da reciclagem e como cada um pode contribuir. Essa atividade estimula a empatia e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR03.

10. Criação de um Blog sobre Sustentabilidade

Os alunos podem criar um blog onde compartilham dicas e informações sobre reciclagem e sustentabilidade. Essa atividade desenvolve habilidades digitais e de escrita. Habilidade BNCC: EF15LP03.