15 Ideias de Atividades (BNCC) química 1º ano

1. Experimentos com Reações Químicas

Uma atividade prática que pode ser realizada em sala de aula é a realização de experimentos simples que demonstrem reações químicas. Os alunos podem observar reações como a efervescência do bicarbonato de sódio com vinagre. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF09CI01, que envolve a investigação de fenômenos químicos e suas aplicações.

2. Criação de Cartazes sobre Elementos Químicos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre diferentes elementos químicos, incluindo suas propriedades, usos e importância. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de estar alinhada com a habilidade BNCC EF09CI02, que aborda a identificação e a descrição de substâncias e suas propriedades.

3. Jogos de Tabuleiro sobre a Tabela Periódica

Desenvolver um jogo de tabuleiro que envolva perguntas e respostas sobre a tabela periódica pode ser uma forma divertida de aprender. Os alunos podem trabalhar em grupos, promovendo a colaboração e o aprendizado ativo. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF09CI03, que trata da organização e representação de informações sobre substâncias químicas.

4. Experiência com Mudanças de Estado

Realizar experimentos que demonstrem as mudanças de estado da matéria, como fusão e vaporização, pode ajudar os alunos a entenderem conceitos fundamentais da química. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF09CI04, que envolve a análise de fenômenos físicos e químicos em diferentes contextos.

5. Debate sobre Sustentabilidade e Química

Promover um debate em sala de aula sobre o papel da química na sustentabilidade pode estimular o pensamento crítico e a conscientização ambiental. Os alunos podem pesquisar e apresentar soluções químicas para problemas ambientais, alinhando-se à habilidade BNCC EF09CI05, que aborda a relação entre ciência, tecnologia e sociedade.

6. Experimentos com Indicadores de pH

Os alunos podem realizar experimentos utilizando indicadores de pH naturais, como repolho roxo, para identificar a acidez ou alcalinidade de diferentes substâncias. Essa atividade prática está relacionada à habilidade BNCC EF09CI06, que envolve a investigação de propriedades químicas e suas aplicações no cotidiano.

7. Criação de Modelos Moleculares

Utilizar materiais recicláveis para criar modelos de moléculas pode ser uma atividade lúdica e educativa. Os alunos podem representar diferentes compostos químicos e suas ligações, alinhando-se à habilidade BNCC EF09CI07, que trata da representação de substâncias químicas e suas interações.

8. Análise de Rótulos de Produtos Químicos

Os alunos podem trazer rótulos de produtos químicos de casa e analisá-los em sala de aula. Essa atividade promove a compreensão sobre a composição e os riscos dos produtos que utilizamos, alinhando-se à habilidade BNCC EF09CI08, que envolve a análise crítica de informações científicas.

9. Visita a Laboratórios de Química

Organizar uma visita a um laboratório de química pode proporcionar aos alunos uma visão prática do que aprenderam em sala de aula. Essa experiência está alinhada com a habilidade BNCC EF09CI09, que envolve a observação e a análise de práticas científicas em diferentes contextos.

10. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos educativos explicando conceitos químicos de forma criativa. Essa atividade estimula a pesquisa e a comunicação, além de estar alinhada com a habilidade BNCC EF09CI10, que aborda a produção de diferentes tipos de textos e mídias para a divulgação de conhecimentos científicos.