15 Ideias de Atividades (BNCC) quarto ano

1. Jogo de Palavras com Sílabas

Uma atividade divertida que envolve a formação de palavras a partir de sílabas. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar o maior número de palavras possíveis, utilizando sílabas que podem ser escritas em cartões. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de leitura. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando personagens e enredos que eles mesmos inventam. Essa atividade incentiva a escrita criativa e a expressão artística, além de trabalhar a sequência lógica de eventos. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos simples, como a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio para criar uma reação efervescente. Os alunos podem registrar suas observações e conclusões em um caderno de ciências. Habilidade BNCC: EF02CI01.

4. Mapa Mental sobre um Tema Estudado

Os alunos podem criar mapas mentais sobre um tema específico que foi estudado em sala de aula. Essa atividade ajuda na organização do conhecimento e na visualização de informações. Habilidade BNCC: EF15LP03.

5. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar uma peça de teatro. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão oral e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15AR01.

6. Jogo da Memória com Números

Desenvolver um jogo da memória utilizando cartas com operações matemáticas e seus resultados. Os alunos jogam em duplas, promovendo a prática da matemática de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15MA01.

7. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos curtos sobre um tema estudado, utilizando recursos como imagens e narrações. Essa atividade desenvolve habilidades tecnológicas e de comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP04.

8. Atividade de Leitura Compartilhada

Realizar sessões de leitura compartilhada, onde os alunos leem em voz alta para os colegas. Essa prática melhora a fluência e a compreensão leitora. Habilidade BNCC: EF15LP05.

9. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes sobre temas relevantes, utilizando imagens e textos explicativos. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação de informações de forma visual. Habilidade BNCC: EF15CI02.

10. Jogo de Tabuleiro sobre História

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro que aborde eventos históricos estudados. Essa atividade promove o aprendizado lúdico e a colaboração entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15HI01.

11. Desenho Livre sobre Emoções

Os alunos podem desenhar livremente sobre suas emoções, utilizando diferentes cores e formas. Essa atividade estimula a expressão emocional e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR02.

12. Experiência de Plantio

Realizar uma atividade de plantio de sementes em pequenos vasos. Os alunos podem acompanhar o crescimento das plantas e registrar suas observações. Habilidade BNCC: EF02CI02.

13. Debate sobre Temas Sociais

Promover um debate em sala de aula sobre temas sociais relevantes, onde os alunos podem expressar suas opiniões e ouvir as dos colegas. Essa atividade desenvolve a argumentação e o respeito à diversidade de opiniões. Habilidade BNCC: EF15LP06.

14. Criação de um Jornal da Turma

Os alunos podem criar um jornal da turma, onde escrevem notícias e reportagens sobre o que acontece na escola. Essa atividade estimula a escrita e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP07.

15. Caça ao Tesouro Educativo

Organizar uma caça ao tesouro com pistas que envolvam questões de matemática, ciências e língua portuguesa. Essa atividade promove a resolução de problemas e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15MA02.