15 Ideias de Atividades (BNCC) para quarto ano do ensino fundamental

1. Contação de Histórias: Utilize livros de literatura infantil para realizar uma contação de histórias. Os alunos podem participar, encenando partes da narrativa. Essa atividade desenvolve a habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e interpretação de textos literários.

2. Produção de Textos: Proponha que os alunos escrevam uma carta para um personagem de um livro que leram. Essa atividade estimula a escrita e a reflexão sobre o que foi lido, alinhando-se à habilidade EF15LP02.

3. Jogo da Memória com Palavras: Crie um jogo da memória utilizando palavras novas que foram aprendidas em sala. Os alunos devem encontrar os pares e, ao fazê-lo, devem explicar o significado de cada palavra, desenvolvendo a habilidade EF15LP03.

4. Experimentos Científicos: Realize experimentos simples, como a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio para observar a reação. Essa atividade está relacionada à habilidade EF02CI01, que envolve a investigação de fenômenos naturais.

5. Teatro de Fantoches: Os alunos podem criar fantoches e encenar uma peça baseada em um livro lido. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, alinhando-se à habilidade EF15AR01.

6. Mapas Conceituais: Após estudar um tema, os alunos podem criar mapas conceituais para organizar as informações. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade EF15LP04, que envolve a organização do conhecimento.

7. Atividades de Matemática com Jogos: Utilize jogos de tabuleiro que envolvam operações matemáticas. Os alunos podem jogar em grupos, o que estimula a habilidade EF03MA01, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

8. Visita a um Museu Virtual: Proponha uma visita a um museu virtual, onde os alunos podem explorar exposições e responder a perguntas sobre o que aprenderam. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15HI01, que envolve a compreensão de contextos históricos.

9. Criação de um Jornal da Turma: Os alunos podem criar um jornal com notícias da escola e da turma. Essa atividade estimula a escrita e a pesquisa, alinhando-se à habilidade EF15LP05.

10. Debate sobre Temas Relevantes: Organize um debate sobre um tema atual, onde os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos. Essa atividade desenvolve a habilidade EF15LP06, que envolve a argumentação e a defesa de pontos de vista.

11. Atividades de Educação Física: Realize jogos cooperativos que promovam o trabalho em equipe e a inclusão, alinhando-se à habilidade EF15EF01, que envolve a prática de atividades físicas.

12. Criação de um Blog da Turma: Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas experiências e aprendizados. Essa atividade estimula a escrita e a tecnologia, alinhando-se à habilidade EF15LP07.

13. Estudo do Meio Ambiente: Proponha uma atividade de coleta de lixo na escola, seguida de uma discussão sobre a importância da preservação ambiental. Essa atividade se relaciona à habilidade EF02CI02.

14. Roda de Leitura: Organize uma roda de leitura onde cada aluno lê um trecho de um livro e compartilha suas impressões. Essa atividade desenvolve a habilidade EF15LP08, que envolve a leitura e a interpretação de textos.

15. Criação de um Mural Temático: Os alunos podem criar um mural sobre um tema estudado, utilizando recortes, desenhos e textos. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo, alinhando-se à habilidade EF15AR02.