15 Ideias de Atividades (BNCC) psicomotricidade

1. Jogo da Imitação

O Jogo da Imitação é uma atividade que estimula a psicomotricidade através da cópia de movimentos. Os alunos devem imitar gestos, posturas e expressões faciais de um colega ou do professor. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a percepção corporal. Habilidade BNCC: EF02EF01.

2. Circuito de Obstáculos

Montar um circuito de obstáculos com diferentes estações, como pular corda, rastejar sob mesas e equilibrar-se em uma linha, é uma excelente forma de trabalhar a psicomotricidade. Os alunos devem completar o circuito em um tempo determinado, promovendo a agilidade e o controle motor. Habilidade BNCC: EF02EF02.

3. Dança das Cadeiras

A Dança das Cadeiras é uma atividade lúdica que envolve movimento e ritmo. Os alunos dançam ao redor de cadeiras e, quando a música para, devem encontrar um lugar para sentar. Essa atividade ajuda a desenvolver o equilíbrio e a noção de espaço. Habilidade BNCC: EF02EF03.

4. Pintura com os Pés

Propor uma atividade de pintura onde os alunos utilizam os pés para criar obras de arte é uma forma divertida de estimular a psicomotricidade. Além de trabalhar a coordenação motora, essa atividade também incentiva a criatividade. Habilidade BNCC: EF02AR01.

5. Brincadeira de Estátua

A brincadeira de estátua consiste em tocar uma música e, quando ela parar, os alunos devem congelar na posição em que estão. Essa atividade desenvolve a consciência corporal e o controle motor, além de ser bastante divertida. Habilidade BNCC: EF02EF04.

6. Corrida de Saco

A corrida de saco é uma atividade clássica que promove a psicomotricidade através do movimento e do equilíbrio. Os alunos devem pular dentro de sacos até a linha de chegada, desenvolvendo a coordenação e a força muscular. Habilidade BNCC: EF02EF05.

7. Jogo do Espelho

No Jogo do Espelho, um aluno faz movimentos que o outro deve imitar como se fosse um espelho. Essa atividade é excelente para trabalhar a atenção, a concentração e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF02EF06.

8. Caça ao Tesouro Sensorial

Organizar uma caça ao tesouro onde os alunos precisam encontrar objetos com diferentes texturas, formas e tamanhos é uma ótima maneira de estimular a psicomotricidade. Essa atividade envolve a exploração sensorial e o movimento. Habilidade BNCC: EF02CI01.

9. Atividades com Bolas

Propor atividades que envolvam o uso de bolas, como arremessar, passar e chutar, ajuda a desenvolver a coordenação motora grossa. Os alunos podem formar duplas ou grupos para realizar essas atividades, promovendo o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF02EF07.

10. Yoga para Crianças

Introduzir práticas de yoga adaptadas para crianças é uma excelente forma de trabalhar a psicomotricidade. As posturas de yoga ajudam a melhorar a flexibilidade, o equilíbrio e a concentração. Habilidade BNCC: EF02EF08.

11. Brincadeira de Pular Corda

Pular corda é uma atividade que promove o desenvolvimento da coordenação motora e do ritmo. Os alunos podem pular sozinhos ou em grupos, criando diferentes formas de pular, como duplas ou trios. Habilidade BNCC: EF02EF09.

12. Teatro de Sombras

Realizar um teatro de sombras com as mãos ou objetos é uma atividade que estimula a criatividade e a coordenação motora fina. Os alunos podem criar histórias e personagens, desenvolvendo a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF02AR02.

13. Jogos de Equilíbrio

Atividades que envolvem equilíbrio, como andar sobre uma linha desenhada no chão ou em uma fita, são ótimas para desenvolver a psicomotricidade. Os alunos podem competir para ver quem consegue se equilibrar por mais tempo. Habilidade BNCC: EF02EF10.

14. Atividades com Fantoches

Usar fantoches em atividades de dramatização ajuda a desenvolver a coordenação motora e a expressão corporal. Os alunos podem criar suas próprias histórias e personagens, estimulando a criatividade e a interação social. Habilidade BNCC: EF02AR03.

15. Jogos de Água

Atividades com água, como passar baldes ou encher copos, são excelentes para desenvolver a coordenação motora fina e a noção de volume. Os alunos podem trabalhar em grupos, promovendo a colaboração e a diversão. Habilidade BNCC: EF02CI02.