15 Ideias de Atividades (BNCC) prontos para creche

1. Atividade de Pintura com os Dedos

A pintura com os dedos é uma atividade sensorial que estimula a criatividade das crianças. Os pequenos podem usar tintas atóxicas para criar obras de arte em papéis grandes. Essa atividade está alinhada à BNCC, especificamente à habilidade de reconhecer e expressar emoções por meio da arte. Habilidade BNCC: EI03CG01.

2. Jogo de Memória com Animais

O jogo de memória é uma excelente forma de desenvolver a atenção e a memória das crianças. Utilizando cartões com imagens de animais, os alunos devem encontrar os pares correspondentes. Essa atividade contribui para a habilidade de reconhecer e nomear diferentes espécies. Habilidade BNCC: EI03EF01.

3. Contação de Histórias com Fantoches

A contação de histórias utilizando fantoches estimula a imaginação e a linguagem oral. Os professores podem criar um pequeno teatro de fantoches e envolver as crianças na narrativa, incentivando-as a participar. Habilidade BNCC: EI03EF02.

4. Brincadeira de Esconde-Esconde

Esconde-esconde é uma atividade clássica que promove o desenvolvimento motor e social. As crianças aprendem sobre regras, turnos e a importância da cooperação. Habilidade BNCC: EI03EF03.

5. Atividade de Jardinagem

Envolver as crianças em atividades de jardinagem ensina sobre a natureza e a responsabilidade. Elas podem plantar sementes e cuidar das plantas, observando seu crescimento ao longo do tempo. Habilidade BNCC: EI03CN01.

6. Dança Livre

A dança livre permite que as crianças se expressem através do movimento. Com músicas variadas, os alunos podem explorar diferentes ritmos e desenvolver a coordenação motora. Habilidade BNCC: EI03CG02.

7. Criação de Máscaras

Fazer máscaras com papel e outros materiais recicláveis é uma atividade divertida que estimula a criatividade. As crianças podem usar suas máscaras em brincadeiras de faz de conta. Habilidade BNCC: EI03CG03.

8. Atividade de Reciclagem

Ensinar sobre reciclagem através de atividades práticas ajuda as crianças a entenderem a importância da preservação ambiental. Elas podem criar objetos a partir de materiais recicláveis, desenvolvendo habilidades motoras e criativas. Habilidade BNCC: EI03CN02.

9. Jogos de Água

Brincar com água em um ambiente controlado é uma ótima maneira de ensinar sobre a física e a natureza. As crianças podem explorar diferentes formas de movimentar a água, utilizando copos e baldes. Habilidade BNCC: EI03CN03.

10. Atividade de Música e Ritmo

Incorporar música e ritmo nas atividades diárias ajuda no desenvolvimento da linguagem e da memória. As crianças podem participar de cantigas e jogos de ritmo, promovendo a socialização. Habilidade BNCC: EI03EF04.

11. Criação de Histórias em Quadrinhos

Estimular as crianças a criar suas próprias histórias em quadrinhos é uma forma divertida de desenvolver a linguagem e a criatividade. Elas podem desenhar e escrever pequenas narrativas, explorando a imaginação. Habilidade BNCC: EI03EF05.

12. Atividade de Massinha de Modelar

Modelar com massinha é uma atividade que desenvolve a coordenação motora fina. As crianças podem criar formas e figuras, estimulando a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EI03CG04.

13. Brincadeiras com Bolhas de Sabão

Fazer bolhas de sabão é uma atividade lúdica que encanta as crianças. Elas podem aprender sobre o ar e a superfície das bolhas enquanto se divertem. Habilidade BNCC: EI03CN04.

14. Atividade de Teatro de Sombras

O teatro de sombras é uma forma criativa de contar histórias. As crianças podem usar suas mãos ou objetos para criar sombras e narrar contos, estimulando a imaginação e a expressão. Habilidade BNCC: EI03EF06.

15. Criação de um Livro Coletivo

Os alunos podem participar da criação de um livro coletivo, onde cada um contribui com uma página. Essa atividade estimula a escrita, a leitura e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EI03EF07.