15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto sobre parlendas

1. Criação de Parlendas Coletivas

Os alunos podem se reunir em grupos para criar suas próprias parlendas, utilizando rimas e temas que sejam do interesse deles. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogo da Memória com Parlendas

Desenvolver um jogo da memória utilizando cartões com versos de parlendas. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda na memorização e compreensão das rimas. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Ilustração de Parlendas

Cada aluno escolhe uma parlenda e cria uma ilustração que represente o seu significado. Essa atividade promove a interpretação e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Recitação de Parlendas em Dupla

Os alunos formam duplas e praticam a recitação de parlendas, focando na entonação e na expressividade. Essa atividade desenvolve habilidades orais e de comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP03.

5. Criação de Cartazes de Parlendas

Os alunos podem criar cartazes que contenham parlendas e suas interpretações. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação visual. Habilidade BNCC: EF15LP04.

6. Parlendas em Formato de Teatro

Os alunos podem encenar uma parlenda, criando personagens e diálogos. Essa atividade incentiva a dramatização e a compreensão do texto. Habilidade BNCC: EF15AR02.

7. Música e Parlendas

Transformar parlendas em canções, criando melodias que ajudem na memorização. Essa atividade une música e literatura, tornando o aprendizado mais dinâmico. Habilidade BNCC: EF15AR03.

8. Competição de Parlendas

Realizar uma competição onde os alunos devem recitar parlendas de memória. Essa atividade incentiva a prática e a confiança na fala. Habilidade BNCC: EF15LP05.

9. Parlendas e Jogos de Rima

Os alunos participam de jogos onde devem completar parlendas com rimas que façam sentido. Essa atividade estimula o raciocínio e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP06.

10. Criação de um Livro de Parlendas

Os alunos podem coletar parlendas e organizá-las em um livro ilustrado, que pode ser compartilhado com a turma. Essa atividade promove a escrita e a colaboração. Habilidade BNCC: EF15LP07.