15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto sobre conotação e denotação

1. Jogo das Palavras: Conotação e Denotação

Para esta atividade, os alunos serão divididos em grupos e receberão uma lista de palavras. Cada grupo deverá identificar se a palavra é utilizada em seu sentido denotativo ou conotativo, explicando suas escolhas. Essa atividade desenvolve a habilidade de interpretação de textos e a compreensão de diferentes significados. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos criarão histórias em quadrinhos utilizando palavras que possuem conotação e denotação. Eles deverão destacar as palavras e explicar o significado em cada contexto. Essa atividade estimula a criatividade e a análise crítica. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Debate sobre Expressões Idiomáticas

Promova um debate em sala de aula sobre expressões idiomáticas que possuem conotação. Os alunos devem pesquisar e apresentar exemplos, discutindo o significado literal e figurado. Essa atividade desenvolve a argumentação e a pesquisa. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Análise de Letras de Músicas

Os alunos escolherão uma música e analisarão a letra, identificando palavras com conotação e denotação. Eles devem apresentar suas análises em grupos, promovendo a troca de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Criação de Poemas

Nesta atividade, os alunos escreverão poemas utilizando palavras que possuem significados diferentes em contextos variados. Eles devem explicar a escolha das palavras e seus significados. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Jogo de Adivinhação

Os alunos participarão de um jogo de adivinhação onde descreverão objetos ou sentimentos utilizando conotações. Os colegas devem adivinhar o que está sendo descrito. Essa atividade estimula a criatividade e a interpretação. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Produção de Vídeos

Os alunos criarão vídeos curtos explicando a diferença entre conotação e denotação, utilizando exemplos do cotidiano. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e tecnologia. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Mapa Conceitual

Os alunos elaborarão um mapa conceitual sobre conotação e denotação, relacionando palavras e seus significados. Essa atividade ajuda na organização do conhecimento e na visualização de conceitos. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Análise de Propagandas

Os alunos analisarão propagandas, identificando o uso de conotação e denotação nas mensagens publicitárias. Eles devem apresentar suas análises e discutir a intenção do autor. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de Cartazes

Os alunos criarão cartazes que ilustrem palavras com conotação e denotação, explicando o significado de cada uma. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP10.