15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto séries iniciais

1. Jogo da Memória com Palavras-Chave

Uma atividade divertida que envolve a criação de um jogo da memória utilizando palavras-chave relacionadas ao conteúdo estudado. Os alunos devem criar pares de cartões com definições e termos, promovendo a fixação do vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que abordem temas estudados em sala de aula. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão textual. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Teatro de Fantoches

Os alunos podem desenvolver um teatro de fantoches, onde representam personagens de histórias lidas. Essa atividade ajuda na interpretação e na expressão oral. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Caça ao Tesouro Literário

Organizar uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar pistas relacionadas a livros ou autores estudados. Essa atividade incentiva a pesquisa e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos curtos explicando conceitos aprendidos. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e uso de tecnologia. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Mapa Conceitual Coletivo

Os alunos podem trabalhar em grupo para criar um mapa conceitual sobre um tema específico. Essa atividade estimula a organização do conhecimento e a colaboração. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Debate sobre Temas Relevantes

Promover um debate em sala de aula sobre temas atuais ou relevantes para os alunos. Essa atividade desenvolve habilidades argumentativas e de escuta. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Criação de Blog da Turma

Os alunos podem criar um blog onde publicam textos, resenhas e reflexões sobre o que aprenderam. Essa atividade estimula a escrita e a interação digital. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Jogo de Perguntas e Respostas

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre o conteúdo estudado. Essa atividade promove a revisão e a competição saudável entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Produção de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre temas estudados, utilizando imagens e textos. Essa atividade estimula a criatividade e a pesquisa. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Leitura Dramática

Realizar uma leitura dramática de textos literários, onde os alunos interpretam personagens. Essa atividade desenvolve a expressão oral e a interpretação de texto. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Oficina de Poesia

Promover uma oficina onde os alunos possam criar e compartilhar suas poesias. Essa atividade estimula a criatividade e a apreciação literária. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Jogo de Roda de Conversa

Realizar rodas de conversa sobre temas relevantes, onde todos os alunos têm a oportunidade de expressar suas opiniões. Essa atividade promove a escuta ativa e o respeito às diferenças. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Experimentos Científicos Simples

Os alunos podem realizar experimentos científicos simples e registrar suas observações. Essa atividade estimula a curiosidade e o método científico. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Criação de um Diário de Classe

Os alunos podem manter um diário onde registram suas aprendizagens e reflexões sobre o dia a dia escolar. Essa atividade promove a autoavaliação e a escrita. Habilidade BNCC: EF15LP15.