15 Ideias de Atividades (BNCC) Pronto Português

1. Produção de Texto Criativo

Uma atividade que estimula a criatividade dos alunos é a produção de um texto criativo. Os alunos podem escolher um tema que os inspire e escrever uma narrativa, um poema ou uma crônica. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes níveis de ensino e deve incluir a leitura de textos de referência. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Leitura e Interpretação de Contos

Os alunos podem ler contos clássicos e contemporâneos, seguidos de discussões em grupo sobre os temas, personagens e a moral da história. Essa atividade promove a interpretação textual e a análise crítica. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando personagens e enredos que desenvolveram em sala de aula. Essa atividade estimula a expressão artística e a narrativa visual. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Debates sobre Temas Sociais

Organizar debates sobre temas sociais relevantes permite que os alunos desenvolvam habilidades de argumentação e oratória. Os alunos devem pesquisar sobre o tema e apresentar seus pontos de vista de forma respeitosa. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos educativos sobre um tema estudado, utilizando ferramentas digitais. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a utilização de recursos tecnológicos. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Análise de Propagandas

Os alunos podem analisar diferentes tipos de propagandas, discutindo as estratégias utilizadas para atrair o público. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a compreensão dos meios de comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Criação de Blog ou Diário Virtual

Os alunos podem criar um blog ou diário virtual onde compartilham suas reflexões sobre temas estudados. Essa atividade incentiva a escrita e a expressão pessoal. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Jogo de Palavras Cruzadas

Desenvolver palavras cruzadas com vocabulário aprendido em sala de aula é uma forma divertida de revisar conteúdos. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar e resolver as palavras cruzadas. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Produção de Podcasts

Os alunos podem produzir podcasts sobre temas de interesse, realizando entrevistas e discussões. Essa atividade estimula a comunicação oral e a pesquisa. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre temas estudados, utilizando imagens e textos explicativos. Essa atividade promove a criatividade e a síntese de informações. Habilidade BNCC: EF15LP10.