15 Ideias de Atividades (BNCC) Pronto para o Primeiro Dia de Aula

1. Apresentação Criativa

Uma atividade que pode ser realizada no primeiro dia de aula é a apresentação criativa. Os alunos podem criar um cartaz ou uma apresentação digital que represente suas personalidades, interesses e expectativas para o ano letivo. Essa atividade promove a integração da turma e permite que o professor conheça melhor seus alunos. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogo de Quebra-Gelo

Os jogos de quebra-gelo são essenciais para criar um ambiente descontraído. Uma ideia é o “Bingo das Apresentações”, onde cada aluno deve encontrar colegas que se encaixem em determinadas características. Essa atividade estimula a interação e ajuda os alunos a se conhecerem melhor. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Mapa dos Sonhos

Os alunos podem criar um “Mapa dos Sonhos”, onde desenham ou colam imagens que representam suas metas e aspirações para o futuro. Essa atividade incentiva a reflexão sobre objetivos pessoais e profissionais. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Dinâmica da História da Turma

Nesta atividade, os alunos devem contar uma história em grupo, onde cada um adiciona uma frase. Isso estimula a criatividade e a colaboração, além de resultar em uma narrativa divertida que representa a turma. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Cartão de Boas-Vindas

Os alunos podem criar cartões de boas-vindas para seus colegas, utilizando materiais recicláveis. Essa atividade promove a criatividade e a consciência ambiental, além de ser uma forma carinhosa de iniciar o ano letivo. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Roda de Conversa

Uma roda de conversa sobre expectativas e medos em relação ao novo ano letivo pode ser muito enriquecedora. Os alunos têm a oportunidade de expressar seus sentimentos e ouvir os dos colegas, criando um ambiente de empatia e apoio. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Jogo dos 2 Verdades e 1 Mentira

Os alunos compartilham duas verdades e uma mentira sobre si mesmos, e os colegas devem adivinhar qual é a mentira. Essa atividade é divertida e ajuda a quebrar o gelo, além de promover a escuta ativa. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Criação de Regras de Convivência

Os alunos podem participar da elaboração das regras de convivência da turma. Essa atividade promove a responsabilidade e o respeito mútuo, além de garantir que todos se sintam ouvidos e respeitados. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Painel de Expectativas

Os alunos podem criar um painel coletivo onde colam post-its com suas expectativas para o ano letivo. Essa atividade visualiza os desejos da turma e serve como um lembrete constante das metas coletivas. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Entrevista com o Professor

Os alunos podem realizar uma entrevista com o professor, fazendo perguntas sobre sua trajetória, interesses e expectativas para a turma. Essa atividade aproxima alunos e professores, criando um clima de confiança e respeito. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Mural da Diversidade

Os alunos podem criar um mural que represente a diversidade da turma, utilizando fotos, desenhos e textos que falem sobre suas culturas e origens. Essa atividade promove a inclusão e o respeito às diferenças. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre curiosidades da turma. Essa atividade é divertida e ajuda a fortalecer os laços entre os alunos, além de estimular o conhecimento mútuo. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Criação de um Diário de Classe

Os alunos podem iniciar um diário de classe, onde registrarão suas experiências, aprendizados e reflexões ao longo do ano. Essa atividade incentiva a escrita e a auto-reflexão, além de ser um registro valioso do ano letivo. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Apresentação de Hobbies

Cada aluno pode apresentar um hobby ou talento que possui, seja através de uma demonstração ou uma breve explicação. Essa atividade valoriza as habilidades individuais e promove o respeito às diferenças. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Criação de um Código de Ética da Turma

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um código de ética que guiará o comportamento da turma ao longo do ano. Essa atividade promove a responsabilidade e o compromisso coletivo. Habilidade BNCC: EF15LP15.