15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto para educação infantil sobre Páscoa

1. Caça aos Ovos de Páscoa

A atividade de caça aos ovos de Páscoa é uma forma divertida de estimular a coordenação motora e o trabalho em equipe. Os alunos podem ser divididos em grupos e receber pistas que os levem a diferentes locais da escola, onde encontrarão ovos de plástico recheados com surpresas. Essa atividade pode ser adaptada para incluir desafios que envolvam matemática, como contar quantos ovos cada grupo encontrou. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Pintura de Ovos

A pintura de ovos é uma atividade artística que permite às crianças expressarem sua criatividade. Forneça ovos de galinha cozidos ou ovos de plástico e tintas atóxicas. As crianças podem criar padrões, personagens ou simplesmente usar suas cores favoritas. Essa atividade também pode ser uma oportunidade para discutir a importância da Páscoa e suas tradições. Habilidade BNCC: EF15AR01.

3. Contação de Histórias sobre a Páscoa

Utilize livros ilustrados que abordem a temática da Páscoa para realizar uma contação de histórias. Essa atividade estimula a imaginação e a linguagem oral das crianças. Após a leitura, promova uma discussão sobre a história, incentivando as crianças a compartilharem suas opiniões e sentimentos sobre a narrativa. Habilidade BNCC: EF15LP02.

4. Criação de Cartões de Páscoa

As crianças podem criar cartões de Páscoa para presentear amigos e familiares. Forneça materiais como papel colorido, tesoura, cola e canetinhas. Essa atividade desenvolve habilidades motoras finas e a capacidade de expressar sentimentos através da arte. Habilidade BNCC: EF15AR02.

5. Oficina de Culinária: Ovos de Chocolate

Realizar uma oficina de culinária onde as crianças possam fazer ovos de chocolate é uma maneira deliciosa de celebrar a Páscoa. Ensine-as a derreter o chocolate e moldá-lo em formas de ovos. Além de ser uma atividade divertida, promove o aprendizado sobre medidas e a importância da higiene na cozinha. Habilidade BNCC: EF15MA03.

6. Teatro de Fantoches: A História da Páscoa

Crie um teatro de fantoches onde as crianças possam encenar a história da Páscoa. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal. As crianças podem criar seus próprios fantoches utilizando materiais recicláveis e, em seguida, apresentar suas histórias para a turma. Habilidade BNCC: EF15AR03.

7. Jogo da Memória com Símbolos da Páscoa

Desenvolva um jogo da memória utilizando cartões com símbolos da Páscoa, como coelhos, ovos e flores. Essa atividade ajuda a desenvolver a memória e a concentração das crianças, além de ser uma forma lúdica de aprender sobre os símbolos da festividade. Habilidade BNCC: EF15MA04.

8. Atividade de Jardinagem: Plantando Flores de Páscoa

Leve as crianças para o jardim da escola e ensine-as a plantar flores que simbolizam a Páscoa. Essa atividade não só ensina sobre botânica, mas também sobre a importância da natureza e do cuidado com o meio ambiente. Habilidade BNCC: EF15CI05.

9. Músicas e Danças de Páscoa

Promova uma atividade musical onde as crianças possam aprender canções e danças relacionadas à Páscoa. A música é uma excelente ferramenta para desenvolver habilidades motoras e sociais, além de promover a alegria e a celebração. Habilidade BNCC: EF15AR04.

10. Criação de um Mural Temático de Páscoa

As crianças podem trabalhar juntas para criar um mural temático de Páscoa, utilizando recortes de revistas, desenhos e pinturas. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a expressão artística, além de embelezar o ambiente escolar. Habilidade BNCC: EF15AR05.