15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto para educação infantil sobre folclore

1. Contação de Histórias Folclóricas

Uma atividade que envolve a contação de histórias é fundamental para a educação infantil. Os professores podem escolher contos populares, como “A Lenda do Saci” ou “A História da Iara”, e contar essas narrativas de forma envolvente. Essa atividade estimula a imaginação das crianças e promove o desenvolvimento da linguagem oral. Habilidade BNCC: EI01CG03.

2. Criação de Fantasias de Personagens Folclóricos

As crianças podem criar fantasias inspiradas em personagens do folclore brasileiro, como o Curupira ou a Mula Sem Cabeça. Essa atividade pode incluir a confecção de acessórios e a utilização de materiais recicláveis, promovendo a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EI01EF01.

3. Danças Folclóricas

Ensinar danças típicas, como a dança do Boi Bumbá ou o Frevo, é uma excelente maneira de integrar cultura e movimento. Os alunos podem aprender os passos e a história por trás das danças, promovendo a valorização do folclore. Habilidade BNCC: EI01EF02.

4. Criação de Músicas Inspiradas no Folclore

Os alunos podem compor músicas que contem histórias de personagens folclóricos. Essa atividade estimula a criatividade musical e a apreciação da cultura brasileira. Os professores podem utilizar instrumentos simples para acompanhar as canções. Habilidade BNCC: EI01EF03.

5. Pintura de Personagens Folclóricos

A pintura é uma forma de expressão artística que pode ser utilizada para ilustrar personagens do folclore. As crianças podem usar tintas, lápis de cor ou até mesmo colagens para criar suas obras. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a criatividade. Habilidade BNCC: EI01EF04.

6. Jogos de Roda com Temática Folclórica

Os jogos de roda são tradicionais na cultura brasileira e podem ser adaptados para incluir temas folclóricos. As crianças podem cantar músicas e brincar com jogos que envolvem personagens do folclore, promovendo a socialização e a diversão. Habilidade BNCC: EI01EF05.

7. Criação de Fantoches de Dedos

Os alunos podem criar fantoches de dedo representando personagens folclóricos. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade manual, além de permitir que as crianças encenem histórias e interajam entre si. Habilidade BNCC: EI01EF06.

8. Caça ao Tesouro Folclórico

Organizar uma caça ao tesouro com pistas relacionadas a personagens e histórias do folclore é uma forma divertida de aprender. As crianças podem trabalhar em equipe para resolver enigmas e descobrir mais sobre a cultura brasileira. Habilidade BNCC: EI01EF07.

9. Criação de um Livro de Histórias Folclóricas

Os alunos podem coletar histórias folclóricas e criar um livro ilustrado. Essa atividade promove a leitura e a escrita, além de permitir que as crianças compartilhem suas histórias favoritas com os colegas. Habilidade BNCC: EI01EF08.

10. Apresentação Teatral de Contos Folclóricos

Os alunos podem encenar uma peça baseada em um conto folclórico. Essa atividade envolve a interpretação, a expressão corporal e a colaboração em grupo, além de proporcionar uma experiência rica em aprendizado cultural. Habilidade BNCC: EI01EF09.