15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto para 5º ano

1. Jogo da Memória com Palavras-Chave

Uma atividade que estimula a memória e o vocabulário dos alunos é o jogo da memória. Os alunos devem criar pares de cartas com palavras e suas definições ou imagens. Essa atividade pode ser adaptada para diversas disciplinas, como Língua Portuguesa e Ciências. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Produção de Texto Colaborativa

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar uma história coletiva. Cada aluno contribui com uma parte do texto, promovendo a colaboração e a criatividade. Essa atividade pode ser realizada em Língua Portuguesa, desenvolvendo a habilidade de escrita. Habilidade BNCC: EF15LP03.

3. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos simples em sala de aula, como a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, pode despertar o interesse pela Ciência. Os alunos devem observar as reações e registrar suas conclusões. Habilidade BNCC: EF05CI01.

4. Criação de Cartazes sobre Sustentabilidade

Os alunos podem pesquisar sobre práticas sustentáveis e criar cartazes informativos. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover a conscientização ambiental. Habilidade BNCC: EF05CI02.

5. Debates sobre Temas Atuais

Promover debates em sala de aula sobre temas atuais, como saúde e meio ambiente, ajuda os alunos a desenvolverem o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP04.

6. Leitura e Interpretação de Textos

Selecionar textos de diferentes gêneros literários e realizar atividades de leitura e interpretação é fundamental para o desenvolvimento da compreensão leitora. Habilidade BNCC: EF15LP05.

7. Jogos Matemáticos

Utilizar jogos matemáticos, como bingo de operações, pode tornar o aprendizado da Matemática mais divertido e interativo. Os alunos praticam operações básicas de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF05MA01.

8. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos educativos sobre um tema estudado, utilizando recursos tecnológicos. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação oral. Habilidade BNCC: EF15LP06.

9. Visitas Virtuais a Museus

Realizar visitas virtuais a museus e exposições pode enriquecer o conhecimento dos alunos sobre História e Arte. Após a visita, os alunos podem discutir o que aprenderam. Habilidade BNCC: EF05HI01.

10. Produção de Podcast

Os alunos podem criar um podcast sobre um tema de interesse, desenvolvendo habilidades de pesquisa, escrita e oratória. Essa atividade pode ser aplicada em diversas disciplinas. Habilidade BNCC: EF15LP07.