15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto matemática 3º ano

1. Jogo da Memória Matemática

Uma atividade lúdica que consiste em criar um jogo da memória utilizando operações matemáticas básicas, como adição e subtração. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a fixação dos conceitos. Habilidade BNCC: EF03MA01.

2. Caça ao Tesouro Numérico

Os alunos recebem pistas que envolvem problemas matemáticos para encontrar um “tesouro” escondido na escola. Cada pista leva a uma nova operação, estimulando o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF03MA02.

3. Criação de Gráficos com Dados Reais

Os alunos coletam dados sobre a turma, como a altura ou a idade, e criam gráficos de barras ou colunas. Essa atividade ajuda a entender a representação de dados e a leitura de gráficos. Habilidade BNCC: EF03MA03.

4. Bingo Matemático

Um jogo de bingo onde as cartelas são preenchidas com resultados de operações matemáticas. O professor chama as operações e os alunos marcam as respostas, promovendo a prática de cálculos. Habilidade BNCC: EF03MA04.

5. Desafio das Medidas

Os alunos devem medir objetos da sala de aula e registrar as medidas em centímetros e metros. Em seguida, podem comparar as medidas e discutir as diferenças, desenvolvendo a noção de medidas. Habilidade BNCC: EF03MA05.

6. Contagem Regressiva

Uma atividade que envolve a contagem regressiva de 100 a 1, onde os alunos devem identificar padrões e sequências numéricas. Essa prática ajuda na compreensão de números e operações. Habilidade BNCC: EF03MA06.

7. Problemas de Lógica

Os alunos recebem uma série de problemas de lógica que envolvem raciocínio matemático. Eles devem trabalhar em grupos para resolver os problemas, estimulando a colaboração e o pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF03MA07.

8. Jogo de Tabuleiro Matemático

Criação de um tabuleiro onde os alunos avançam casas ao resolver operações matemáticas. Essa atividade promove a prática de cálculos de forma divertida e interativa. Habilidade BNCC: EF03MA08.

9. Atividades com Dinheiro

Simulação de uma loja onde os alunos devem comprar e vender produtos utilizando dinheiro fictício. Essa atividade ensina sobre adição, subtração e o valor do dinheiro. Habilidade BNCC: EF03MA09.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos Matemáticas

Os alunos criam histórias em quadrinhos que envolvem situações matemáticas. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação dos conceitos matemáticos em contextos reais. Habilidade BNCC: EF03MA10.

11. Jogo de Dados Matemático

Utilizando dados, os alunos lançam e realizam operações com os números obtidos. O objetivo é chegar a um número alvo, promovendo a prática de adição e subtração. Habilidade BNCC: EF03MA11.

12. Atividades de Sequências Numéricas

Os alunos devem completar sequências numéricas, identificando padrões e regras. Essa atividade ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a compreensão de números. Habilidade BNCC: EF03MA12.

13. Criação de Problemas Matemáticos

Os alunos criam seus próprios problemas matemáticos e trocam com os colegas para resolver. Essa prática estimula a criatividade e a aplicação dos conceitos aprendidos. Habilidade BNCC: EF03MA13.

14. Jogos Online de Matemática

Os alunos podem utilizar plataformas digitais que oferecem jogos educativos de matemática. Essa atividade combina tecnologia e aprendizado, tornando o ensino mais dinâmico. Habilidade BNCC: EF03MA14.

15. Atividades de Classificação e Agrupamento

Os alunos devem classificar objetos por diferentes critérios, como tamanho, cor ou forma. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades de comparação e organização. Habilidade BNCC: EF03MA15.