15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto língua portuguesa

1. Produção de Texto Criativo

Uma atividade que estimula a criatividade dos alunos é a produção de um texto criativo. Os alunos podem escolher um tema livre ou sugerido pelo professor e desenvolver uma narrativa que envolva personagens, cenários e conflitos. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a colaboração e a troca de ideias. As habilidades da BNCC relacionadas a essa atividade incluem EF15LP01 e EF15LP02, que abordam a produção de textos e a utilização de recursos expressivos.

2. Leitura e Interpretação de Contos

A leitura de contos clássicos ou contemporâneos é uma excelente maneira de trabalhar a interpretação textual. Após a leitura, os alunos podem discutir em grupos sobre os personagens, o enredo e a moral da história. Essa atividade se relaciona com as habilidades EF15LP03 e EF15LP04, que tratam da análise e interpretação de textos literários.

3. Criação de Poemas

Os alunos podem ser desafiados a criar poemas utilizando diferentes estilos, como haicais ou poesias livres. Essa atividade não apenas desenvolve a sensibilidade estética, mas também a habilidade de trabalhar com rimas e ritmos. As habilidades da BNCC que se aplicam aqui são EF15LP05 e EF15LP06, que abordam a produção de textos poéticos e a exploração de diferentes gêneros literários.

4. Debate sobre Temas Sociais

Promover um debate em sala de aula sobre temas sociais relevantes pode ser uma atividade enriquecedora. Os alunos devem pesquisar sobre o tema escolhido e apresentar seus pontos de vista, respeitando a opinião dos colegas. Essa atividade se relaciona com as habilidades EF15LP07 e EF15LP08, que tratam da argumentação e do respeito à diversidade de opiniões.

5. Criação de Histórias em Quadrinhos

A produção de histórias em quadrinhos é uma forma lúdica de trabalhar a narrativa e a sequência lógica dos acontecimentos. Os alunos podem criar seus próprios personagens e enredos, utilizando desenhos e diálogos. Essa atividade está alinhada com as habilidades EF15LP09 e EF15LP10, que abordam a produção de textos visuais e a interpretação de diferentes linguagens.

6. Análise de Músicas

Os alunos podem escolher uma música de sua preferência e realizar uma análise da letra, identificando os temas abordados e as emoções transmitidas. Essa atividade estimula a reflexão crítica e a interpretação de diferentes formas de linguagem. As habilidades da BNCC que se aplicam são EF15LP11 e EF15LP12, que tratam da análise de letras de músicas e da relação entre música e literatura.

7. Criação de Blog Literário

Os alunos podem criar um blog onde compartilham resenhas de livros, poemas ou contos escritos por eles. Essa atividade não só desenvolve a escrita, mas também a habilidade de se comunicar em plataformas digitais. As habilidades da BNCC relacionadas são EF15LP13 e EF15LP14, que abordam a produção de textos para diferentes mídias e a utilização de recursos digitais.

8. Jogo de Palavras Cruzadas

Os alunos podem criar palavras cruzadas utilizando vocabulário aprendido nas aulas. Essa atividade é uma forma divertida de revisar conteúdos e estimular o raciocínio lógico. As habilidades da BNCC que se aplicam são EF15LP15 e EF15LP16, que tratam do uso de vocabulário e da construção de significados.

9. Produção de Vídeos Literários

Os alunos podem produzir vídeos onde encenam trechos de obras literárias ou apresentam suas próprias criações. Essa atividade estimula a expressão artística e a interpretação de textos. As habilidades da BNCC relacionadas são EF15LP17 e EF15LP18, que abordam a produção de textos audiovisuais e a interpretação de diferentes linguagens.

10. Clube do Livro

Formar um clube do livro na escola pode ser uma ótima maneira de incentivar a leitura. Os alunos podem escolher um livro para ler em conjunto e, em seguida, discutir suas impressões e aprendizados. Essa atividade se relaciona com as habilidades EF15LP19 e EF15LP20, que tratam da leitura crítica e da troca de experiências literárias.