15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto geografia 6º ano

1. Mapa Mundi Interativo

Os alunos podem criar um mapa mundi interativo utilizando materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão geográfica. Os códigos das habilidades BNCC correspondentes são: GE6.1 e GE6.2.

2. Jogo de Perguntas e Respostas

Desenvolver um jogo de perguntas e respostas sobre os continentes e países. Os alunos podem trabalhar em grupos, promovendo a colaboração e o aprendizado ativo. Habilidades BNCC: GE6.3 e GE6.4.

3. Estudo de Caso: Cidades do Brasil

Os alunos escolhem uma cidade brasileira e realizam uma pesquisa sobre sua geografia, cultura e economia. Essa atividade desenvolve a habilidade de pesquisa e análise. Habilidades BNCC: GE6.5 e GE6.6.

4. Criação de Infográficos

Os estudantes podem criar infográficos sobre temas geográficos, como clima e relevo. Essa atividade estimula a síntese de informações e a apresentação visual. Habilidades BNCC: GE6.7 e GE6.8.

5. Debate sobre Sustentabilidade

Promover um debate sobre práticas sustentáveis em diferentes regiões do Brasil. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a argumentação. Habilidades BNCC: GE6.9 e GE6.10.

6. Visita Virtual a Museus

Os alunos podem realizar visitas virtuais a museus de geografia. Essa atividade amplia o conhecimento cultural e geográfico. Habilidades BNCC: GE6.11 e GE6.12.

7. Criação de um Blog Geográfico

Os estudantes podem criar um blog onde compartilham informações sobre diferentes regiões do Brasil. Essa atividade estimula a escrita e a pesquisa. Habilidades BNCC: GE6.13 e GE6.14.

8. Análise de Mapas Históricos

Os alunos podem analisar mapas históricos e discutir as mudanças geográficas ao longo do tempo. Essa atividade desenvolve a habilidade de interpretação. Habilidades BNCC: GE6.15 e GE6.16.

9. Projeto de Geografia Local

Os estudantes podem desenvolver um projeto sobre a geografia de sua própria cidade, incluindo aspectos como clima, vegetação e urbanização. Habilidades BNCC: GE6.17 e GE6.18.

10. Simulação de Comércio Internacional

Realizar uma simulação de comércio internacional, onde os alunos representam diferentes países e negociam produtos. Essa atividade ensina sobre relações econômicas e geográficas. Habilidades BNCC: GE6.19 e GE6.20.

11. Estudo de Ecossistemas

Os alunos podem pesquisar diferentes ecossistemas do Brasil e apresentar suas características. Essa atividade promove a compreensão da biodiversidade. Habilidades BNCC: GE6.21 e GE6.22.

12. Criação de Maquetes

Os estudantes podem criar maquetes de diferentes regiões do Brasil, representando relevo e vegetação. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão espacial. Habilidades BNCC: GE6.23 e GE6.24.

13. Análise de Dados Climáticos

Os alunos podem coletar e analisar dados climáticos de diferentes regiões, criando gráficos e tabelas. Essa atividade desenvolve habilidades matemáticas e analíticas. Habilidades BNCC: GE6.25 e GE6.26.

14. Entrevista com Moradores

Os estudantes podem entrevistar moradores de diferentes regiões para entender suas realidades geográficas e culturais. Essa atividade promove a empatia e a escuta ativa. Habilidades BNCC: GE6.27 e GE6.28.

15. Criação de um Jornal Escolar

Os alunos podem criar um jornal escolar com notícias sobre geografia, meio ambiente e cultura local. Essa atividade estimula a escrita e o trabalho em equipe. Habilidades BNCC: GE6.29 e GE6.30.