15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto geografia

15 Ideias de Atividades (BNCC) Pronto Geografia

1. Mapa da Minha Cidade: Os alunos devem criar um mapa da sua cidade, identificando pontos importantes como escolas, hospitais e praças. Essa atividade está alinhada com a habilidade GEOGRAFIA – EF15GE01, que envolve a leitura e interpretação de mapas.

2. Entrevista com um Morador: Os alunos podem entrevistar um morador mais velho da comunidade para entender a história local. Essa atividade se relaciona com a habilidade GEOGRAFIA – EF15GE02, que aborda a relação entre o espaço geográfico e as vivências das pessoas.

3. Construção de Gráficos Climáticos: Os estudantes devem coletar dados sobre o clima da região e construir gráficos que representem as variações. Essa atividade atende à habilidade GEOGRAFIA – EF15GE03, que envolve a análise de dados climáticos.

4. Debate sobre Sustentabilidade: Organizar um debate em sala de aula sobre práticas sustentáveis na comunidade. Essa atividade se alinha à habilidade GEOGRAFIA – EF15GE04, que discute a importância da sustentabilidade no uso dos recursos naturais.

5. Visita a um Parque Natural: Planejar uma visita a um parque natural local para observar a biodiversidade. Essa atividade está relacionada à habilidade GEOGRAFIA – EF15GE05, que envolve a observação e análise de ecossistemas.

6. Criação de um Jornal da Escola: Os alunos podem criar um jornal que aborde temas geográficos da comunidade, como a ocupação do solo e questões ambientais. Essa atividade se relaciona com a habilidade GEOGRAFIA – EF15GE06, que envolve a produção de textos informativos.

7. Simulação de Comércio Internacional: Realizar uma simulação onde os alunos representam diferentes países e negociam produtos. Essa atividade atende à habilidade GEOGRAFIA – EF15GE07, que discute a globalização e o comércio internacional.

8. Projeto de Mapeamento de Recursos Naturais: Os alunos devem identificar e mapear os recursos naturais da região, como rios e florestas. Essa atividade se alinha à habilidade GEOGRAFIA – EF15GE08, que envolve a análise dos recursos naturais e sua utilização.

9. Criação de um Blog sobre Geografia: Os estudantes podem criar um blog onde compartilham informações sobre temas geográficos, como cultura e meio ambiente. Essa atividade se relaciona com a habilidade GEOGRAFIA – EF15GE09, que envolve a produção de conteúdos digitais.

10. Estudo de Caso sobre Desastres Naturais: Analisar um caso de desastre natural que ocorreu na região e discutir suas causas e consequências. Essa atividade atende à habilidade GEOGRAFIA – EF15GE10, que envolve a análise de fenômenos naturais e suas implicações sociais.

11. Criação de um Documentário: Os alunos podem produzir um documentário sobre a geografia local, abordando aspectos como a cultura e o meio ambiente. Essa atividade se alinha à habilidade GEOGRAFIA – EF15GE11, que envolve a produção de vídeos informativos.

12. Jogo de Tabuleiro sobre Geografia: Criar um jogo de tabuleiro que ensine sobre países, capitais e características geográficas. Essa atividade se relaciona com a habilidade GEOGRAFIA – EF15GE12, que envolve o conhecimento sobre o espaço geográfico mundial.

13. Pesquisa sobre Populações Indígenas: Os alunos devem pesquisar sobre as populações indígenas da região e suas culturas. Essa atividade atende à habilidade GEOGRAFIA – EF15GE13, que discute a diversidade cultural e étnica.

14. Criação de um Mapa Mental: Os estudantes podem criar um mapa mental sobre um tema geográfico estudado, como clima ou relevo. Essa atividade se alinha à habilidade GEOGRAFIA – EF15GE14, que envolve a organização do conhecimento geográfico.

15. Apresentação sobre Mudanças Climáticas: Os alunos devem preparar uma apresentação sobre as mudanças climáticas e suas consequências. Essa atividade se relaciona com a habilidade GEOGRAFIA – EF15GE15, que discute as questões ambientais contemporâneas.