15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto ensino fundamental 1º português

1. Leitura e Interpretação de Textos

Uma atividade essencial para o desenvolvimento das habilidades de leitura é a interpretação de textos. Os alunos podem ler contos ou poemas e, em seguida, responder a perguntas que estimulem a análise crítica. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.

2. Produção de Texto Criativo

Estimular a criatividade dos alunos por meio da produção de textos é uma excelente prática. Os alunos podem criar histórias a partir de imagens ou palavras-chave. Essa atividade atende à habilidade EF15LP02, que busca desenvolver a escrita de textos de forma coerente e coesa.

3. Jogo de Rimas

Os jogos de rimas são uma forma divertida de trabalhar a sonoridade das palavras. Os alunos podem criar rimas em grupos e apresentá-las para a turma. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP03, que envolve a exploração de rimas e ritmos na língua portuguesa.

4. Criação de Cartazes

A elaboração de cartazes sobre temas estudados em sala de aula permite que os alunos expressem suas ideias visualmente. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15LP04, que incentiva a produção de textos informativos e a utilização de recursos gráficos.

5. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma prática que estimula a oralidade e a escuta ativa. Os alunos podem se revezar na contação de histórias, promovendo a interação e o desenvolvimento da habilidade EF15LP05, que envolve a produção e a apreciação de narrativas.

6. Jogos de Palavras

Os jogos de palavras, como o “forca” ou “palavras cruzadas”, são ótimas ferramentas para enriquecer o vocabulário dos alunos. Essas atividades estão alinhadas à habilidade EF15LP06, que busca ampliar o repertório lexical dos estudantes.

7. Debate sobre Temas Relevantes

Promover debates em sala de aula sobre temas atuais e relevantes ajuda os alunos a desenvolverem a argumentação e a escuta crítica. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15LP07, que envolve a participação em discussões e a construção de argumentos.

8. Criação de Poemas

A produção de poemas é uma maneira de trabalhar a linguagem de forma lúdica e criativa. Os alunos podem explorar diferentes estilos poéticos e apresentar suas criações. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP08, que envolve a produção de textos poéticos.

9. Análise de Propagandas

Os alunos podem analisar propagandas e discutir os elementos persuasivos presentes nelas. Essa atividade estimula o pensamento crítico e está relacionada à habilidade EF15LP09, que envolve a análise de diferentes tipos de textos publicitários.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

A elaboração de histórias em quadrinhos permite que os alunos combinem texto e imagem de forma criativa. Essa atividade atende à habilidade EF15LP10, que busca desenvolver a capacidade de narrar histórias utilizando diferentes linguagens.