15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto ensino fundamental 1º ano

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo da memória utilizando palavras que os alunos aprenderam nas aulas. Os alunos devem criar pares de cartões com palavras e suas definições. Essa atividade desenvolve a habilidade de leitura e escrita, além de promover a memorização. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Contação de Histórias

Os alunos devem escolher um livro ou uma história que gostem e contá-la para a turma. Essa atividade estimula a oralidade e a expressão artística. Os alunos podem usar fantoches ou desenhos para ilustrar a história. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Criação de um Diário

Os alunos devem manter um diário onde escrevem sobre suas experiências diárias, sentimentos e aprendizados. Essa prática incentiva a escrita e a reflexão pessoal. Os professores podem sugerir temas semanais para guiar os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Atividade de Leitura em Voz Alta

Os alunos devem escolher um texto curto e lê-lo em voz alta para a turma. Essa atividade ajuda a desenvolver a fluência na leitura e a confiança ao falar em público. Os professores podem fazer uma roda de leitura, onde cada aluno lê um trecho. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Produção de Cartazes

Os alunos devem criar cartazes sobre um tema estudado, utilizando desenhos e textos. Essa atividade estimula a criatividade e a capacidade de síntese. Os cartazes podem ser expostos na sala de aula ou em um mural da escola. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre o conteúdo aprendido. Essa atividade promove a revisão de conteúdos de forma divertida e interativa. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar suas próprias perguntas. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Atividade de Música e Rima

Os alunos devem criar uma canção ou uma poesia utilizando rimas. Essa atividade estimula a criatividade e o gosto pela literatura. Os alunos podem apresentar suas criações para a turma, promovendo a oralidade. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Montagem de Quebra-Cabeças

Os alunos podem criar quebra-cabeças com palavras ou imagens relacionadas ao conteúdo estudado. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a coordenação motora. Os alunos podem trabalhar em duplas para montar os quebra-cabeças. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Experimentos Científicos Simples

Os alunos podem realizar experimentos simples que expliquem conceitos científicos básicos. Essa atividade estimula a curiosidade e o interesse pela ciência. Os professores podem guiar os alunos na elaboração de hipóteses e na observação dos resultados. Habilidade BNCC: EF15CI01.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos devem criar histórias em quadrinhos sobre um tema estudado. Essa atividade estimula a criatividade e a capacidade de narrativa. Os alunos podem trabalhar em grupos e apresentar suas histórias para a turma. Habilidade BNCC: EF15LP09.

11. Jogo de Cores e Formas

Os alunos devem identificar e classificar cores e formas em objetos do cotidiano. Essa atividade ajuda a desenvolver a percepção visual e a linguagem. Os professores podem criar uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar objetos de determinadas cores e formas. Habilidade BNCC: EF15MA01.

12. Atividade de Teatro

Os alunos podem encenar uma pequena peça de teatro baseada em uma história conhecida. Essa atividade estimula a expressão corporal e a criatividade. Os alunos podem criar os figurinos e cenários, promovendo o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15AR01.

13. Criação de um Mapa Conceitual

Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre um tema estudado, relacionando ideias e conceitos. Essa atividade ajuda a organizar o conhecimento e a desenvolver o pensamento crítico. Os professores podem orientar os alunos na construção do mapa. Habilidade BNCC: EF15CI02.

14. Atividade de Jardinagem

Os alunos podem participar de uma atividade de jardinagem, aprendendo sobre plantas e seu cuidado. Essa atividade promove a responsabilidade e o respeito ao meio ambiente. Os alunos podem plantar sementes e acompanhar seu crescimento. Habilidade BNCC: EF15CI03.

15. Criação de Jogos de Tabuleiro

Os alunos devem criar um jogo de tabuleiro que envolva perguntas sobre o conteúdo estudado. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo. Os alunos podem jogar os jogos criados entre si, promovendo a revisão de conteúdos. Habilidade BNCC: EF15LP10.