15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto EJA

1. Jogo de Memória com Palavras-Chave da BNCC

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo de memória utilizando palavras-chave relacionadas à BNCC. Os alunos devem encontrar pares de palavras que se conectam a habilidades específicas, como a habilidade de leitura crítica (EF15LP01) e a habilidade de produção textual (EF15LP02). Essa atividade estimula a memorização e a compreensão dos conceitos fundamentais da BNCC, promovendo um aprendizado significativo.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que abordem temas da BNCC, como cidadania e direitos humanos (EF12HI01). Essa atividade incentiva a criatividade e a expressão artística, além de permitir que os alunos reflitam sobre questões sociais importantes. A produção pode ser feita em grupos, promovendo a colaboração e o trabalho em equipe.

3. Debate sobre Temas Contemporâneos

Organizar um debate em sala de aula sobre temas contemporâneos, como sustentabilidade e diversidade cultural, está alinhado com a habilidade de argumentação (EF15LP03). Os alunos devem pesquisar e apresentar suas opiniões, desenvolvendo habilidades de oratória e pensamento crítico. Essa atividade promove a troca de ideias e o respeito à diversidade de opiniões.

4. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos educativos sobre temas da BNCC, como a história do Brasil (EF12HI02). Essa atividade envolve pesquisa, roteirização e edição de vídeo, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades tecnológicas e de comunicação. Além disso, os vídeos podem ser compartilhados com a comunidade escolar, ampliando o impacto da aprendizagem.

5. Criação de um Blog Coletivo

Os alunos podem criar um blog coletivo onde publicam textos sobre temas da BNCC, como literatura e cultura (EF15LP04). Essa atividade estimula a escrita criativa e a reflexão crítica, além de permitir que os alunos compartilhem suas produções com um público mais amplo. O blog pode incluir resenhas de livros, entrevistas e artigos de opinião.

6. Experimentos Científicos Práticos

Realizar experimentos científicos práticos que abordem conceitos da BNCC, como a importância da água (EF09CI01), permite que os alunos aprendam de forma prática e interativa. Os alunos podem trabalhar em grupos para planejar e executar os experimentos, desenvolvendo habilidades de investigação e trabalho em equipe. A apresentação dos resultados pode ser feita em formato de feira de ciências.

7. Análise de Mídias e Fake News

Promover a análise crítica de mídias e a identificação de fake news está alinhado com a habilidade de leitura crítica (EF15LP01). Os alunos podem pesquisar notícias e discutir a veracidade das informações, desenvolvendo habilidades de pensamento crítico e argumentação. Essa atividade é essencial para formar cidadãos conscientes e informados.

8. Criação de Mapas Conceituais

Os alunos podem criar mapas conceituais sobre temas da BNCC, como a biodiversidade (EF09CI02). Essa atividade ajuda na organização do conhecimento e na visualização de relações entre conceitos. Os mapas podem ser apresentados em sala de aula, promovendo a troca de ideias e o aprendizado colaborativo.

9. Jogos de Tabuleiro Educativos

Desenvolver jogos de tabuleiro que abordem conteúdos da BNCC, como a história do Brasil (EF12HI02), é uma forma divertida de aprender. Os alunos podem criar regras e desafios que estimulem o raciocínio lógico e a estratégia, além de promover a interação social. Essa atividade pode ser realizada em grupos, incentivando a colaboração.

10. Projeto de Ação Social

Os alunos podem desenvolver um projeto de ação social que aborde temas da BNCC, como cidadania e direitos humanos (EF12HI01). Essa atividade envolve planejamento, execução e avaliação do projeto, permitindo que os alunos se engajem com a comunidade e desenvolvam habilidades de liderança e responsabilidade social. A apresentação dos resultados pode ser feita em uma feira de projetos.