15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto educação infantil português

1. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma atividade que estimula a imaginação e a criatividade das crianças. Os professores podem escolher livros que abordem temas da cultura brasileira, como folclore e tradições locais. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que envolve a apreciação e a produção de narrativas orais.

2. Jogos de Rimas

Os jogos de rimas ajudam no desenvolvimento da linguagem e da sonoridade das palavras. Os alunos podem criar rimas a partir de palavras-chave, promovendo a interação e a diversão. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP02, que trata da exploração de rimas e sons na língua portuguesa.

3. Atividades de Leitura Compartilhada

A leitura compartilhada é uma prática que envolve a leitura de um texto em conjunto, onde o professor pode fazer perguntas e estimular a reflexão. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP03, que incentiva a compreensão de textos lidos em grupo.

4. Criação de Cartazes

A criação de cartazes permite que as crianças expressem suas ideias e conhecimentos sobre um tema específico. Essa atividade pode ser utilizada para abordar temas da BNCC, como meio ambiente e cidadania. A habilidade correspondente é EF15LP04, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

5. Teatro de Fantoches

O teatro de fantoches é uma forma lúdica de contar histórias e desenvolver a expressão oral. Os alunos podem criar seus próprios fantoches e encenar histórias, promovendo a habilidade EF15LP05, que envolve a dramatização e a interpretação de textos.

6. Jogos de Palavras

Os jogos de palavras, como cruzadinhas e caça-palavras, são excelentes para trabalhar o vocabulário e a ortografia. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP06, que aborda a leitura e a escrita de palavras em diferentes contextos.

7. Produção de Poemas

A produção de poemas estimula a criatividade e a sensibilidade das crianças. Os professores podem propor temas variados, como natureza ou amizade, e incentivar os alunos a escreverem seus próprios poemas. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP07, que envolve a produção de textos poéticos.

8. Brincadeiras de Faz de Conta

As brincadeiras de faz de conta são fundamentais para o desenvolvimento social e emocional das crianças. Elas podem criar cenários e personagens, estimulando a imaginação. A habilidade relacionada é EF15LP08, que trata da expressão e da representação de situações do cotidiano.

9. Atividades com Música

A música é uma ferramenta poderosa para o aprendizado. Os professores podem utilizar canções para ensinar letras, rimas e até mesmo conceitos matemáticos. A habilidade correspondente é EF15LP09, que envolve a apreciação e a produção musical.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

A criação de histórias em quadrinhos permite que as crianças desenvolvam a narrativa visual e a escrita. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a colaboração. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP10, que envolve a produção de textos em diferentes suportes e formatos.