15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto educação física infantil

1. Corrida do Saci

A Corrida do Saci é uma atividade divertida que estimula a agilidade e o trabalho em equipe. Os alunos devem correr em um percurso determinado, enquanto tentam coletar objetos espalhados pelo caminho, representando as travessuras do Saci. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes faixas etárias e habilidades. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Jogo do Pique-Bandeira

O Pique-Bandeira é um clássico que promove a cooperação e a estratégia. Divida a turma em duas equipes, cada uma com uma bandeira a ser defendida. Os alunos devem tentar capturar a bandeira do adversário enquanto protegem a sua. Essa atividade desenvolve habilidades motoras e o espírito de equipe. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança das Cadeiras

A Dança das Cadeiras é uma atividade lúdica que trabalha a coordenação motora e a percepção espacial. Coloque cadeiras em círculo e, ao tocar a música, os alunos devem dançar ao redor. Quando a música parar, todos devem sentar em uma cadeira. A cada rodada, retire uma cadeira, promovendo a eliminação de forma divertida. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Circuito de Obstáculos

O Circuito de Obstáculos é uma excelente maneira de desenvolver a força e a resistência. Crie um percurso com diferentes desafios, como pular cordas, passar por baixo de barreiras e correr em zigue-zague. Os alunos devem completar o circuito no menor tempo possível, promovendo a competição saudável. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Queimada

A Queimada é um jogo que envolve agilidade e estratégia. Os alunos se dividem em duas equipes e tentam eliminar os adversários lançando uma bola. Essa atividade ajuda a desenvolver a coordenação e a rapidez de reação, além de promover a socialização entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Estátua

O jogo da Estátua é uma atividade que trabalha o controle do corpo e a concentração. Enquanto a música toca, os alunos dançam livremente. Quando a música para, todos devem congelar na posição em que estão. Essa atividade é ótima para desenvolver a disciplina e a atenção. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Futebol Adaptado

O Futebol Adaptado é uma forma de introduzir o esporte de maneira inclusiva. Utilize uma bola maior e adapte as regras para que todos possam participar, independentemente das habilidades. Essa atividade promove a inclusão e o respeito às diferenças. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Caça ao Tesouro

A Caça ao Tesouro é uma atividade que estimula o raciocínio lógico e o trabalho em equipe. Crie pistas que levem os alunos a diferentes locais da escola, onde encontrarão pequenos tesouros. Essa atividade é excelente para desenvolver a curiosidade e o espírito investigativo. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Jogos de Tabuleiro Gigantes

Os Jogos de Tabuleiro Gigantes são uma forma divertida de trabalhar a matemática e a lógica. Crie um tabuleiro no chão e utilize peças grandes. Os alunos podem jogar em grupos, promovendo a interação e o aprendizado de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Atividades com Fantoches

As Atividades com Fantoches são uma maneira criativa de estimular a imaginação e a expressão corporal. Os alunos podem criar suas próprias histórias e encenar com fantoches, desenvolvendo habilidades de comunicação e criatividade. Habilidade BNCC: EF15EF10.