15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto educação física ensino fundamental

1. Jogo da Memória com Esportes

Esta atividade consiste em criar um jogo da memória utilizando imagens de diferentes esportes e suas regras. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a memorização e o conhecimento sobre as modalidades esportivas. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Circuito de Atividades Físicas

Organizar um circuito com diferentes estações, cada uma com uma atividade física específica, como saltos, corridas e exercícios de força. Os alunos devem passar por todas as estações, promovendo a resistência e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança das Cadeiras Adaptada

Uma versão adaptada do clássico jogo das cadeiras, onde os alunos dançam ao som de músicas e, quando a música para, devem encontrar um lugar para sentar. Essa atividade estimula a agilidade e o ritmo. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Caça ao Tesouro Esportivo

Os alunos devem seguir pistas relacionadas a esportes e atividades físicas para encontrar um “tesouro” escondido. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Olimpíadas Internas

Organizar uma mini-olimpíada na escola, com diferentes modalidades esportivas, como corrida, salto em distância e arremesso de peso. Os alunos podem competir em equipes, promovendo a colaboração e o espírito esportivo. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Atividades de Alongamento e Relaxamento

Iniciar as aulas com uma sessão de alongamento e relaxamento, ensinando os alunos sobre a importância dessas práticas para a prevenção de lesões e a melhoria da flexibilidade. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Futebol com Regras Adaptadas

Realizar uma partida de futebol, mas com regras adaptadas que incentivem a participação de todos os alunos, independentemente de suas habilidades. Essa atividade promove a inclusão e o respeito às diferenças. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Jogos de Tabuleiro sobre Esportes

Criar jogos de tabuleiro que abordem regras e curiosidades sobre diferentes esportes. Os alunos podem jogar em grupos, promovendo o aprendizado de forma lúdica e divertida. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Atividades de Educação Ambiental e Esporte

Promover atividades físicas ao ar livre, como caminhadas ou corridas, enquanto se discute a importância da preservação ambiental. Essa atividade conecta a educação física com a conscientização ambiental. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Criação de Coreografias em Grupo

Os alunos devem criar coreografias em grupo utilizando movimentos de diferentes danças e esportes. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, além de promover a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15EF10.