15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto de português

1. Jogo de Palavras Cruzadas

Uma atividade que estimula o vocabulário e a ortografia dos alunos. Os professores podem criar palavras cruzadas utilizando palavras-chave relacionadas ao conteúdo estudado. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes níveis de dificuldade, permitindo que os alunos desenvolvam suas habilidades de raciocínio lógico e conhecimento de língua portuguesa. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando personagens e enredos que exploram temas da literatura brasileira. Essa atividade incentiva a criatividade e a interpretação de textos, além de promover a escrita de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Debate sobre Temas Atuais

Organizar um debate em sala de aula sobre temas atuais, como meio ambiente ou direitos humanos, ajuda os alunos a desenvolverem suas habilidades argumentativas e de expressão oral. Essa atividade pode ser feita em grupos, onde cada aluno deve apresentar seu ponto de vista de forma clara e respeitosa. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Análise de Poemas

Os alunos podem analisar diferentes poemas, identificando suas características, temas e figuras de linguagem. Essa atividade estimula a leitura crítica e a apreciação da poesia, além de promover discussões sobre a interpretação de textos literários. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos educativos sobre temas estudados em sala, utilizando ferramentas digitais. Essa atividade promove a pesquisa, o trabalho em equipe e a apresentação de ideias de forma clara e objetiva. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Criação de Blog Literário

Os alunos podem criar um blog onde compartilham resenhas de livros, reflexões sobre leituras e produções textuais. Essa atividade estimula a escrita e a leitura, além de permitir que os alunos expressem suas opiniões e interajam com outros leitores. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Jogo de Rimas

Uma atividade divertida onde os alunos devem criar rimas a partir de palavras-chaves. Essa atividade ajuda a desenvolver a sonoridade da língua e a criatividade, além de ser uma forma lúdica de aprender sobre a estrutura dos versos. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Leitura Dramática

Os alunos podem realizar leituras dramáticas de textos literários, explorando a interpretação e a expressividade. Essa atividade incentiva a oralidade e a compreensão de diferentes gêneros textuais, além de promover a empatia ao vivenciar personagens. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes sobre temas literários ou sociais, utilizando imagens e textos. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover a discussão sobre temas relevantes na sociedade. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Contação de Histórias

Os alunos podem participar de uma atividade de contação de histórias, onde cada um deve narrar uma história de forma envolvente. Essa prática desenvolve a oralidade, a criatividade e a capacidade de síntese, além de promover a troca de experiências entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Criação de Fábulas

Os alunos podem escrever suas próprias fábulas, utilizando animais como personagens e transmitindo uma moral. Essa atividade estimula a criatividade e a reflexão sobre valores e comportamentos, além de promover a escrita de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Análise de Crônicas

Os alunos podem analisar crônicas de autores brasileiros, discutindo os temas abordados e a linguagem utilizada. Essa atividade promove a leitura crítica e a interpretação de textos, além de incentivar a produção de crônicas pelos alunos. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Criação de Jornais de Classe

Os alunos podem criar um jornal de classe, onde publicam notícias, entrevistas e crônicas. Essa atividade estimula a escrita, a pesquisa e o trabalho em equipe, além de promover a discussão sobre temas relevantes para a comunidade escolar. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Estudo de Gêneros Textuais

Os alunos podem explorar diferentes gêneros textuais, como contos, crônicas e poesias, realizando atividades práticas de escrita e leitura. Essa atividade ajuda os alunos a compreenderem as características de cada gênero e a desenvolverem suas habilidades de escrita. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Criação de Podcasts

Os alunos podem produzir podcasts sobre temas literários ou sociais, desenvolvendo suas habilidades de pesquisa e comunicação. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, além de permitir que os alunos compartilhem suas ideias com um público mais amplo. Habilidade BNCC: EF15LP15.