15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto de matemática educação infantil

1. Jogo da Memória Matemática

O Jogo da Memória Matemática é uma atividade lúdica que estimula a memória e o raciocínio lógico das crianças. Os alunos devem encontrar pares de cartas que contenham operações matemáticas simples, como adição e subtração. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF01MA01, que aborda a resolução de problemas envolvendo adição e subtração.

2. Caça ao Tesouro Numérico

Nesta atividade, os alunos participam de uma caça ao tesouro onde devem encontrar números escondidos pela sala. Cada número encontrado deve ser utilizado para resolver um problema matemático. Essa atividade promove a habilidade BNCC EF01MA02, que envolve a leitura e a interpretação de números em diferentes contextos.

3. Construindo Gráficos com Frutas

Os alunos podem coletar diferentes tipos de frutas e, em seguida, criar gráficos de barras para representar a quantidade de cada fruta. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade BNCC EF01MA03, que trata da coleta e organização de dados em gráficos simples.

4. Contagem de Passos

Os alunos são incentivados a contar quantos passos conseguem dar em um determinado tempo. Após a contagem, eles podem comparar os resultados em grupos, promovendo a habilidade BNCC EF01MA04, que envolve a contagem e a comparação de quantidades.

5. Montando Quebra-Cabeças Numéricos

Os alunos recebem peças de quebra-cabeça que possuem números e operações matemáticas. O objetivo é montar o quebra-cabeça de forma que as operações resultem em um número específico. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF01MA05, que envolve a resolução de problemas com operações matemáticas.

6. Jogos de Tabuleiro Matemáticos

Utilizar jogos de tabuleiro que envolvam questões matemáticas é uma excelente forma de engajar os alunos. Eles podem jogar em grupos e resolver desafios matemáticos ao longo do jogo, promovendo a habilidade BNCC EF01MA06, que trata da resolução de problemas em situações lúdicas.

7. Atividade de Medidas com Materiais Recicláveis

Os alunos podem usar materiais recicláveis para medir e comparar tamanhos. Por exemplo, podem medir a altura de garrafas ou a largura de caixas. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF01MA07, que envolve a comparação e a medição de objetos.

8. Criação de Sequências Numéricas

Os alunos devem criar sequências numéricas a partir de um número inicial, adicionando ou subtraindo valores. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e está alinhada à habilidade BNCC EF01MA08, que aborda a identificação e a criação de padrões numéricos.

9. Desenho de Formas Geométricas

Os alunos podem desenhar diferentes formas geométricas e, em seguida, classificá-las de acordo com suas características. Essa atividade promove a habilidade BNCC EF01MA09, que envolve a identificação e a classificação de formas geométricas.

10. Contagem de Objetos do Dia a Dia

Os alunos devem contar objetos que estão presentes em sua rotina, como lápis, livros e brinquedos. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade BNCC EF01MA10, que trata da contagem e da comparação de quantidades em contextos do cotidiano.