15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto de inglês ensino fundamental

1. Jogo da Memória com Vocabulário

Uma atividade divertida que envolve a criação de um jogo da memória utilizando palavras e imagens relacionadas ao vocabulário em inglês. Os alunos devem combinar as palavras em inglês com suas respectivas imagens. Essa atividade promove a memorização e o reconhecimento de palavras. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar pequenas peças em inglês. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da língua, além de trabalhar a expressão oral. Os alunos podem usar diálogos simples e vocabulário aprendido em aula. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Caça ao Tesouro em Inglês

Organizar uma caça ao tesouro onde as pistas estão escritas em inglês. Os alunos devem seguir as instruções e resolver enigmas para encontrar o tesouro. Essa atividade desenvolve a compreensão de leitura e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes sobre temas específicos, como animais, comidas ou lugares, utilizando vocabulário em inglês. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação oral, além de promover a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Música e Dança

Selecionar músicas em inglês e criar coreografias para acompanhá-las. Os alunos podem aprender novas palavras e expressões através da música, além de desenvolver habilidades motoras e de trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Entrevistas em Duplas

Os alunos podem realizar entrevistas em duplas, onde um aluno faz perguntas em inglês e o outro responde. Essa atividade ajuda a desenvolver a fala e a escuta, além de promover a interação social. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Jogos de Role-Playing

Os alunos podem participar de jogos de role-playing, onde assumem diferentes papéis e interagem em cenários em inglês. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da conversação em situações reais. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos utilizando diálogos em inglês. Essa atividade estimula a escrita criativa e a compreensão de narrativa, além de permitir a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Vídeos de Apresentação

Os alunos podem gravar vídeos apresentando-se em inglês, falando sobre seus hobbies, família e interesses. Essa atividade desenvolve a habilidade de fala e a confiança ao se comunicar em inglês. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Jogos de Tabuleiro em Inglês

Utilizar jogos de tabuleiro que envolvem perguntas e respostas em inglês. Os alunos podem jogar em grupos, praticando a língua de forma lúdica e divertida. Essa atividade promove a interação e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Desenho e Descrição

Os alunos desenham um objeto ou cena e, em seguida, descrevem em inglês o que desenharam. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da escrita e fala em inglês. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Criação de Blogs ou Diários

Os alunos podem criar blogs ou diários em inglês, escrevendo sobre suas experiências e interesses. Essa atividade desenvolve a escrita e a reflexão pessoal, além de permitir a prática da língua de forma autêntica. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Jogos de Perguntas e Respostas

Organizar um quiz em inglês, onde os alunos respondem perguntas sobre temas estudados. Essa atividade promove a revisão de conteúdo e a competição saudável entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Atividades de Leitura em Grupo

Os alunos podem ler um livro ou texto em inglês em grupos e discutir o conteúdo. Essa atividade desenvolve a compreensão de leitura e a habilidade de argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos educativos sobre um tema específico, utilizando vocabulário em inglês. Essa atividade estimula a pesquisa, a criatividade e a prática da língua, além de permitir a apresentação para a turma. Habilidade BNCC: EF15LP15.