15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto de geografia

1. Mapa Mental sobre Regiões do Brasil

Os alunos podem criar um mapa mental que represente as cinco regiões do Brasil, destacando características geográficas, culturais e econômicas de cada uma. Essa atividade estimula a organização do conhecimento e a visualização de informações. Habilidade BNCC: GEOGRAFIA – EF15GE01.

2. Jogo de Tabuleiro sobre Climas do Brasil

Desenvolver um jogo de tabuleiro onde os alunos precisam responder perguntas sobre os diferentes climas do Brasil e suas características. Essa atividade promove a interação e o aprendizado lúdico. Habilidade BNCC: GEOGRAFIA – EF15GE02.

3. Estudo de Caso: Impactos Ambientais

Os alunos podem realizar um estudo de caso sobre um impacto ambiental específico em sua região, como desmatamento ou poluição. Eles devem apresentar suas descobertas em um seminário. Habilidade BNCC: GEOGRAFIA – EF15GE03.

4. Criação de um Blog sobre Geografia Local

Os alunos podem criar um blog onde compartilham informações sobre a geografia de sua cidade, incluindo aspectos como relevo, clima e vegetação. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita. Habilidade BNCC: GEOGRAFIA – EF15GE04.

5. Debate sobre Sustentabilidade

Promover um debate em sala de aula sobre a importância da sustentabilidade e como as ações humanas impactam o meio ambiente. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos. Habilidade BNCC: GEOGRAFIA – EF15GE05.

6. Análise de Mapas Históricos

Os alunos podem analisar mapas históricos e contemporâneos para entender as mudanças geográficas ao longo do tempo. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a comparação. Habilidade BNCC: GEOGRAFIA – EF15GE06.

7. Projeto de Pesquisa sobre Recursos Naturais

Realizar um projeto de pesquisa sobre os recursos naturais de uma determinada região, abordando sua exploração e conservação. Os alunos devem apresentar suas conclusões em um painel. Habilidade BNCC: GEOGRAFIA – EF15GE07.

8. Visita a um Parque Natural

Organizar uma visita a um parque natural local, onde os alunos podem observar a biodiversidade e aprender sobre a importância da conservação. Após a visita, eles devem elaborar um relatório. Habilidade BNCC: GEOGRAFIA – EF15GE08.

9. Criação de Infográficos sobre População

Os alunos podem criar infográficos que representem dados sobre a população de diferentes regiões do Brasil, abordando aspectos como densidade populacional e migração. Habilidade BNCC: GEOGRAFIA – EF15GE09.

10. Simulação de Conferência sobre Mudanças Climáticas

Realizar uma simulação de conferência onde os alunos representam diferentes países e discutem soluções para as mudanças climáticas. Essa atividade promove a empatia e a compreensão global. Habilidade BNCC: GEOGRAFIA – EF15GE10.