15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto de filosofia

1. Debate Filosófico sobre Ética e Moral

Organize um debate em sala de aula onde os alunos possam discutir questões éticas contemporâneas, como a bioética, a ética ambiental e a justiça social. Os alunos devem ser divididos em grupos, cada um defendendo uma posição diferente. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF09CH01, que aborda a reflexão crítica sobre questões éticas.

2. Análise de Textos Filosóficos

Selecione trechos de obras de filósofos clássicos, como Platão ou Kant, e peça aos alunos que analisem o texto em grupos. Eles devem identificar os principais argumentos e discutir suas implicações. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF09CH02, que envolve a leitura e interpretação de textos filosóficos.

3. Criação de um Diário Filosófico

Incentive os alunos a manter um diário onde eles possam registrar suas reflexões sobre temas filosóficos discutidos em aula. Essa atividade promove a autoexpressão e a reflexão crítica, alinhando-se à habilidade BNCC EF09CH03, que trata da produção de textos reflexivos.

4. Simulação de Julgamento

Realize uma simulação de julgamento onde os alunos assumem papéis de juízes, advogados e réus em um caso fictício que envolve dilemas éticos. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação, conforme a habilidade BNCC EF09CH04, que envolve a análise de situações éticas.

5. Projeto de Pesquisa sobre Filósofos

Os alunos devem escolher um filósofo e desenvolver um projeto de pesquisa que aborde sua vida, suas obras e suas contribuições para a filosofia. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF09CH05, que envolve a pesquisa e apresentação de informações sobre pensadores filosóficos.

6. Discussão sobre Filosofia e Cinema

Escolha um filme que trate de questões filosóficas e promova uma discussão em sala de aula sobre os temas abordados. Os alunos devem relacionar os conceitos filosóficos com as situações apresentadas no filme. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF09CH06, que envolve a análise de obras culturais sob a perspectiva filosófica.

7. Criação de Cartazes Filosóficos

Pede-se aos alunos que criem cartazes que representem conceitos filosóficos, como liberdade, justiça ou felicidade. Os cartazes devem incluir definições e exemplos práticos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF09CH07, que envolve a representação de conceitos filosóficos de forma criativa.

8. Entrevista com um Filósofo Local

Organize uma atividade onde os alunos possam entrevistar um filósofo ou professor de filosofia da comunidade. Eles devem preparar perguntas sobre a importância da filosofia na vida cotidiana. Essa atividade promove a interação e o aprendizado prático, alinhando-se à habilidade BNCC EF09CH08, que envolve a valorização do conhecimento filosófico.

9. Jogo de Perguntas Filosóficas

Crie um jogo de perguntas e respostas sobre temas filosóficos, onde os alunos devem responder a questões desafiadoras. Essa atividade estimula o aprendizado lúdico e a revisão de conteúdos, conforme a habilidade BNCC EF09CH09, que envolve a aplicação de conhecimentos filosóficos em situações de jogo.

10. Reflexão sobre a Filosofia na Atualidade

Promova uma discussão em sala de aula sobre como a filosofia pode ser aplicada a problemas contemporâneos, como a tecnologia e a ética digital. Os alunos devem apresentar suas ideias e reflexões. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF09CH10, que envolve a aplicação da filosofia a contextos atuais.