15 Ideias de Atividades (BNCC) Pronto de Espanhol

1. Jogo de Vocabulário

Crie um jogo de vocabulário onde os alunos devem formar palavras em espanhol a partir de letras embaralhadas. Essa atividade estimula a criatividade e a memorização de palavras. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar pequenas peças em espanhol. Essa atividade desenvolve a expressão oral e a compreensão de diálogos. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Música e Letra

Escolha uma música popular em espanhol e peça aos alunos que analisem a letra, identificando verbos e vocabulário. Em seguida, eles podem criar uma nova letra para a mesma melodia. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Entrevista em Duplas

Os alunos se dividem em duplas e realizam entrevistas sobre temas variados, utilizando perguntas e respostas em espanhol. Essa atividade promove a prática da conversação. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos devem criar histórias em quadrinhos utilizando diálogos em espanhol. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Jogo da Memória

Desenvolva um jogo da memória com imagens e palavras em espanhol. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda na fixação do vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Debate sobre Cultura Hispânica

Organize um debate onde os alunos discutem aspectos da cultura hispânica, como tradições e festivais. Essa atividade desenvolve a argumentação e o conhecimento cultural. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Receita em Espanhol

Peça aos alunos que escolham uma receita típica de um país hispanofalante e a apresentem em espanhol. Essa atividade combina linguagem e cultura, além de estimular o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Vídeo de Apresentação

Os alunos podem gravar um vídeo se apresentando em espanhol, falando sobre seus hobbies e interesses. Essa atividade incentiva a prática da fala e a autoconfiança. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de um Blog

Os alunos podem criar um blog em espanhol onde compartilham suas experiências e aprendizados. Essa atividade desenvolve a escrita e a utilização de ferramentas digitais. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Jogo de Perguntas e Respostas

Organize um quiz em que os alunos devem responder perguntas sobre gramática e vocabulário em espanhol. Essa atividade é divertida e educativa, promovendo a revisão de conteúdos. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Desenho e Descrição

Os alunos desenham uma cena e, em seguida, descrevem em espanhol o que desenharam. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade descritiva. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Cartazes de Vocabulário

Os alunos criam cartazes com palavras e imagens que representam diferentes temas, como animais, alimentos e profissões. Essa atividade ajuda na memorização e visualização do vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Contação de Histórias

Os alunos podem contar histórias em espanhol para a turma, utilizando recursos visuais. Essa atividade desenvolve a oralidade e a habilidade de contar histórias. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Visita Virtual a Países de Língua Espanhola

Realize uma visita virtual a um país hispanofalante, explorando sua cultura, geografia e costumes. Os alunos podem apresentar o que aprenderam em grupos. Habilidade BNCC: EF15LP15.