15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto de educação física ensino fundamental 1

1. Corrida de Revezamento

A corrida de revezamento é uma atividade que estimula o trabalho em equipe e a coordenação motora. Os alunos são divididos em grupos e cada membro deve correr uma distância determinada antes de passar o bastão para o próximo. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes distâncias e pode incluir obstáculos. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Jogo da Memória com Movimentos

O jogo da memória pode ser adaptado para incluir movimentos físicos. Os alunos devem realizar uma sequência de movimentos que correspondem a pares de cartas. Essa atividade ajuda a desenvolver a memória e a coordenação. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança das Cadeiras

A dança das cadeiras é uma atividade clássica que promove a socialização e o ritmo. Os alunos dançam ao redor de cadeiras dispostas em círculo e, quando a música para, devem encontrar uma cadeira para sentar. A cada rodada, uma cadeira é retirada. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Circuito de Atividades Físicas

Um circuito de atividades físicas pode incluir estações com diferentes exercícios, como pular corda, fazer abdominais e correr. Os alunos devem passar por cada estação em um tempo determinado. Essa atividade promove a resistência e a força. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Futebol em Miniatura

Organizar um torneio de futebol em miniatura, utilizando uma bola menor e um espaço reduzido, pode ser uma forma divertida de trabalhar a habilidade motora e o espírito esportivo. Os alunos aprendem a jogar em equipe e a respeitar as regras. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Caça ao Tesouro

A caça ao tesouro é uma atividade que combina movimento e raciocínio. Os alunos devem seguir pistas que os levam a diferentes locais, onde encontrarão desafios físicos a serem cumpridos. Essa atividade estimula o trabalho em grupo e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Yoga para Crianças

A prática de yoga pode ser adaptada para crianças, utilizando posturas simples e brincadeiras. Essa atividade ajuda a desenvolver a flexibilidade, o equilíbrio e a concentração. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Jogos de Tabuleiro Gigantes

Transformar jogos de tabuleiro em atividades físicas, onde os alunos são as peças, pode ser uma forma divertida de aprender. Eles devem se mover pelo tabuleiro realizando desafios físicos em cada casa. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Atividades Aquáticas

Se houver acesso a uma piscina, atividades aquáticas como corrida na água ou jogos de bola podem ser realizadas. Essas atividades são excelentes para o desenvolvimento da resistência e da força muscular. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Brincadeiras Tradicionais

Resgatar brincadeiras tradicionais, como pular corda, amarelinha ou queimada, é uma ótima maneira de promover a atividade física e a socialização entre os alunos. Essas brincadeiras ajudam a desenvolver habilidades motoras e a cooperação. Habilidade BNCC: EF15EF10.

11. Atividades de Luta

Introduzir atividades de luta, como judô ou capoeira, pode ser uma forma de ensinar disciplina e respeito. Os alunos aprendem técnicas básicas e a importância do autocontrole. Habilidade BNCC: EF15EF11.

12. Jogos de Roda

Os jogos de roda, como “Ciranda Cirandinha”, promovem a interação social e o movimento. Os alunos formam um círculo e realizam a dança, aprendendo sobre ritmo e coordenação. Habilidade BNCC: EF15EF12.

13. Atividades de Orientação

Organizar uma atividade de orientação, onde os alunos devem encontrar pontos específicos em um espaço determinado, pode ser uma forma divertida de trabalhar a percepção espacial e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF13.

14. Gincanas

As gincanas são uma ótima maneira de promover a competição saudável e o trabalho em equipe. Os alunos podem participar de diversas atividades físicas, como corrida de saco, arremesso de bola e desafios de equilíbrio. Habilidade BNCC: EF15EF14.

15. Atividades de Expressão Corporal

Incorporar atividades de expressão corporal, como teatro ou dança, pode ajudar os alunos a se expressarem melhor e a desenvolverem a consciência corporal. Habilidade BNCC: EF15EF15.