15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto de ciências ensino fundamental 1

1. Experimentos com Plantas

Realizar experimentos com diferentes tipos de sementes e solo pode ser uma atividade enriquecedora. Os alunos podem plantar sementes em diferentes condições, como luz, sombra e tipos de solo, e observar o crescimento ao longo do tempo. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI01, que envolve a observação e registro de fenômenos naturais.

2. Ciclo da Água

Uma atividade prática sobre o ciclo da água pode ser realizada através da construção de um mini ecossistema em garrafas PET. Os alunos podem observar a evaporação, condensação e precipitação, relacionando com a habilidade EF05CI02, que aborda os ciclos naturais.

3. Classificação de Animais

Os alunos podem criar um mural com imagens de diferentes animais, classificando-os em grupos como mamíferos, aves, répteis, entre outros. Essa atividade promove a habilidade EF05CI03, que trata da classificação dos seres vivos.

4. Experiência com Magnetismo

Realizar experiências simples com ímãs e objetos metálicos pode ajudar os alunos a entenderem o conceito de magnetismo. Os alunos podem testar quais objetos são atraídos pelos ímãs e registrar suas observações, alinhando-se à habilidade EF05CI04.

5. Observação do Céu

Uma atividade de observação do céu noturno pode ser realizada com a ajuda de aplicativos de astronomia. Os alunos podem identificar constelações e planetas, desenvolvendo a habilidade EF05CI05, que envolve a observação de fenômenos astronômicos.

6. Construção de Terrários

Os alunos podem criar terrários para estudar ecossistemas. Essa atividade permite que eles observem a interação entre plantas e animais em um ambiente controlado, alinhando-se à habilidade EF05CI06, que aborda as relações entre os seres vivos.

7. Experimentos com Água e Óleo

Realizar experimentos que demonstrem a imiscibilidade entre água e óleo pode ser uma forma divertida de ensinar sobre propriedades dos líquidos. Os alunos podem observar como as substâncias se comportam, alinhando-se à habilidade EF05CI07.

8. Criação de Cartazes sobre Sustentabilidade

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre práticas sustentáveis, como reciclagem e economia de água. Essa atividade promove a conscientização ambiental e está alinhada à habilidade EF05CI08.

9. Estudo dos Sentidos

Uma atividade que envolve a exploração dos cinco sentidos pode ser realizada através de jogos e experiências sensoriais. Os alunos podem identificar cheiros, sabores e texturas, desenvolvendo a habilidade EF05CI09.

10. Visita a um Parque ou Reserva Natural

Organizar uma visita a um parque ou reserva natural pode proporcionar aos alunos uma experiência prática de aprendizado sobre biodiversidade. Durante a visita, os alunos podem observar diferentes espécies e registrar suas descobertas, alinhando-se à habilidade EF05CI10.

11. Análise de Alimentos

Os alunos podem realizar uma atividade de análise de alimentos, observando os componentes nutricionais e a importância de uma alimentação saudável. Essa atividade está relacionada à habilidade EF05CI11, que aborda a relação entre alimentação e saúde.

12. Criação de um Diário de Observação da Natureza

Os alunos podem manter um diário de observação da natureza, registrando suas descobertas sobre plantas e animais ao longo do tempo. Essa atividade promove a habilidade EF05CI12, que envolve a observação sistemática do ambiente.

13. Experimentos com Som

Realizar experiências que envolvam a produção de som com diferentes materiais pode ajudar os alunos a entenderem as propriedades do som. Eles podem criar instrumentos musicais simples e observar como o som varia, alinhando-se à habilidade EF05CI13.

14. Estudo sobre Poluição

Os alunos podem investigar os efeitos da poluição em um ambiente local, coletando dados e propondo soluções. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI14, que aborda a relação entre o ser humano e o meio ambiente.

15. Criação de Experimentos Científicos

Os alunos podem desenvolver seus próprios experimentos científicos, formulando hipóteses e testando-as. Essa atividade promove o pensamento crítico e está alinhada à habilidade EF05CI15, que envolve a prática científica.