15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto de ciências ensino fundamental

1. Experimento com Plantas

Realizar um experimento com diferentes tipos de solo e sementes para observar o crescimento das plantas. Os alunos podem plantar sementes em três tipos de solo (areia, terra e argila) e monitorar o crescimento ao longo de algumas semanas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI01, que envolve a observação e análise de fenômenos naturais.

2. Ciclo da Água

Os alunos podem criar um modelo do ciclo da água utilizando materiais recicláveis, como garrafas plásticas e papel alumínio. A atividade permite que os estudantes visualizem a evaporação, condensação e precipitação. Essa atividade atende à habilidade EF05CI02, que trata dos ciclos naturais.

3. Classificação de Animais

Propor uma atividade de classificação de animais em grupos (mamíferos, aves, répteis, etc.) utilizando imagens e informações sobre cada grupo. Os alunos podem criar um mural com as classificações e características. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI03, que envolve a identificação e classificação de seres vivos.

4. Experiência com Magnetismo

Os alunos podem realizar experiências simples com ímãs para entender os conceitos de atração e repulsão. A atividade pode incluir a construção de um jogo onde os alunos devem usar ímãs para mover objetos metálicos. Essa atividade se relaciona à habilidade EF05CI04, que aborda as propriedades dos materiais.

5. Observação do Céu

Organizar uma atividade de observação do céu noturno, onde os alunos podem identificar constelações e planetas. Utilizar aplicativos de astronomia pode enriquecer a experiência. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI05, que envolve a observação de fenômenos astronômicos.

6. Experimentos com Água e Óleo

Realizar experimentos que demonstrem a imiscibilidade entre água e óleo, utilizando corantes para visualizar a separação. Os alunos podem discutir as propriedades dos líquidos e suas interações. Essa atividade atende à habilidade EF05CI06, que trata das propriedades físicas das substâncias.

7. Construção de Terrários

Os alunos podem construir terrários para estudar ecossistemas em miniatura. A atividade envolve a escolha de plantas, solo e a observação do ambiente ao longo do tempo. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI07, que envolve a compreensão dos ecossistemas.

8. Investigação de Alimentos

Propor uma investigação sobre a composição dos alimentos, onde os alunos podem analisar rótulos e discutir os nutrientes presentes. Essa atividade pode incluir a criação de um gráfico sobre a ingestão de nutrientes. Essa atividade se relaciona à habilidade EF05CI08, que aborda a alimentação saudável.

9. Experiência com Som

Os alunos podem explorar a produção de som através de diferentes instrumentos musicais e objetos do cotidiano. A atividade pode incluir a construção de instrumentos simples e a discussão sobre as propriedades do som. Essa atividade atende à habilidade EF05CI09, que envolve a compreensão das ondas sonoras.

10. Projeto de Reciclagem

Desenvolver um projeto de reciclagem na escola, onde os alunos podem coletar materiais recicláveis e criar novos objetos. A atividade pode incluir discussões sobre a importância da reciclagem e seus impactos ambientais. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI10, que trata da sustentabilidade e do meio ambiente.