15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto de ciências

1. Experimentos com Plantas

Realizar experimentos com diferentes tipos de plantas é uma excelente maneira de ensinar os alunos sobre fotossíntese e crescimento. Os alunos podem cultivar sementes em diferentes condições de luz e água, observando como esses fatores afetam o crescimento das plantas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI01, que aborda a observação de fenômenos naturais.

2. Ciclo da Água

Uma atividade prática sobre o ciclo da água pode incluir a criação de um mini ecossistema em uma garrafa. Os alunos podem observar a evaporação, condensação e precipitação, reforçando a compreensão do ciclo da água. Essa atividade atende à habilidade EF05CI02, que trata dos ciclos naturais.

3. Classificação de Animais

Os alunos podem criar um mural com diferentes espécies de animais, classificando-os em grupos como mamíferos, aves, répteis, etc. Essa atividade estimula a pesquisa e a organização de informações, alinhando-se à habilidade EF05CI03, que envolve a classificação de seres vivos.

4. Experiência com Magnetismo

Realizar experimentos simples com ímãs e objetos metálicos pode ajudar os alunos a entender os princípios do magnetismo. Eles podem explorar quais materiais são atraídos pelos ímãs e discutir as propriedades magnéticas. Essa atividade está relacionada à habilidade EF05CI04, que aborda as propriedades dos materiais.

5. Observação de Insetos

Levar os alunos para um passeio ao ar livre para observar insetos em seu habitat natural pode ser uma atividade enriquecedora. Os alunos podem coletar dados sobre os insetos que encontram e discutir suas características. Essa atividade se alinha à habilidade EF05CI05, que envolve a observação de seres vivos em seu ambiente.

6. Construção de Terrários

A construção de terrários permite que os alunos aprendam sobre ecossistemas fechados. Eles podem observar como as plantas e o solo interagem, além de entender a importância da água e da luz. Essa atividade atende à habilidade EF05CI06, que trata das interações entre os seres vivos e o ambiente.

7. Experimentos com Água e Óleo

Realizar experimentos que demonstrem a imiscibilidade entre água e óleo é uma maneira divertida de ensinar sobre densidade e propriedades dos líquidos. Os alunos podem criar um “lava lamp” caseiro e discutir os resultados. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI07, que aborda as propriedades dos líquidos.

8. Análise de Solo

Coletar amostras de solo de diferentes locais e analisá-las pode ajudar os alunos a entender a composição do solo e sua importância para as plantas. Eles podem observar a textura, cor e presença de organismos. Essa atividade se relaciona à habilidade EF05CI08, que envolve a análise de materiais naturais.

9. Criação de um Diário de Observação

Os alunos podem manter um diário de observação onde registram suas descobertas sobre o meio ambiente, como mudanças climáticas e comportamentos de animais. Essa prática estimula a escrita e a reflexão, alinhando-se à habilidade EF05CI09, que trata da documentação de fenômenos naturais.

10. Simulação de Experimentos Científicos

Os alunos podem simular experimentos científicos famosos, como a experiência de Galileu com a queda dos corpos. Eles podem discutir os resultados e a importância da metodologia científica. Essa atividade atende à habilidade EF05CI10, que envolve a prática da investigação científica.