15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto biologia

1. Experimentos com Plantas

Uma atividade prática que envolve o cultivo de diferentes tipos de plantas em condições variadas, como luz, água e solo. Os alunos podem observar o crescimento e desenvolvimento das plantas, registrando suas observações em um diário. Essa atividade está alinhada com a habilidade EB 9º ano – Ciências: Identificar e analisar as variáveis que influenciam o crescimento das plantas.

2. Ciclo da Água

Os alunos podem criar um modelo do ciclo da água utilizando materiais recicláveis. A atividade envolve a construção de um diagrama que ilustra as etapas do ciclo, como evaporação, condensação e precipitação. Essa atividade atende à habilidade EB 6º ano – Ciências: Compreender a importância da água para a vida e os processos naturais.

3. Classificação de Seres Vivos

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre diferentes grupos de seres vivos e criar um mural classificando-os em reinos, filos e classes. Essa atividade promove a habilidade EB 7º ano – Ciências: Identificar e classificar os seres vivos segundo suas características.

4. Experiência com Micro-organismos

Realizar uma experiência simples para observar o crescimento de micro-organismos em diferentes meios de cultura, como pão ou frutas. Os alunos devem registrar suas observações e discutir a importância dos micro-organismos no meio ambiente. Essa atividade se relaciona com a habilidade EB 9º ano – Ciências: Investigar a diversidade de micro-organismos e suas funções.

5. Impacto Ambiental

Os alunos podem desenvolver um projeto sobre o impacto das atividades humanas no meio ambiente, realizando entrevistas e pesquisas. O resultado pode ser apresentado em forma de relatório ou apresentação. Essa atividade está alinhada com a habilidade EB 8º ano – Ciências: Compreender as relações entre as ações humanas e o meio ambiente.

6. Observação de Ecossistemas

Realizar uma visita a um parque ou reserva natural para observar diferentes ecossistemas. Os alunos devem fazer anotações sobre as espécies encontradas e suas interações. Essa atividade atende à habilidade EB 7º ano – Ciências: Identificar as interações entre os seres vivos e o ambiente.

7. Estudo do Corpo Humano

Os alunos podem criar um modelo do corpo humano utilizando materiais diversos, como papel, argila e outros. A atividade deve incluir a identificação dos sistemas do corpo e suas funções. Essa atividade se relaciona com a habilidade EB 9º ano – Ciências: Compreender a organização e funcionamento do corpo humano.

8. Experimentos com Reações Químicas

Os alunos podem realizar experimentos simples que demonstram reações químicas, como a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. Eles devem registrar suas observações e discutir os resultados. Essa atividade está alinhada com a habilidade EB 8º ano – Ciências: Investigar e compreender as reações químicas e suas aplicações.

9. Biodiversidade Local

Os alunos podem realizar um levantamento da biodiversidade em sua comunidade, catalogando plantas e animais. O resultado pode ser apresentado em um mapa ou relatório. Essa atividade atende à habilidade EB 7º ano – Ciências: Reconhecer a importância da biodiversidade e suas ameaças.

10. Projeto de Conservação

Os alunos podem desenvolver um projeto de conservação de um recurso natural, como água ou energia. Eles devem apresentar soluções para reduzir o consumo e promover a sustentabilidade. Essa atividade se relaciona com a habilidade EB 9º ano – Ciências: Propor ações para a conservação e uso sustentável dos recursos naturais.