15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto artes

15 Ideias de Atividades (BNCC) Pronto Artes

1. Criação de Máscaras Culturais: Os alunos podem explorar a diversidade cultural do Brasil criando máscaras que representem diferentes regiões e suas tradições. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15AR02, que aborda a apreciação e a produção de artes visuais a partir de contextos culturais.

2. Desenho de Paisagens Naturais: Incentivar os alunos a desenharem paisagens que eles conhecem ou que desejam visitar. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15AR03, que envolve a representação de elementos da natureza nas artes visuais.

3. Colagem de Revistas: Os estudantes podem criar colagens utilizando recortes de revistas, explorando a combinação de cores e formas. Essa atividade se conecta à habilidade EF15AR04, que trata da experimentação com diferentes materiais e técnicas nas artes visuais.

4. Teatro de Fantoches: Os alunos podem criar fantoches e desenvolver pequenas peças teatrais, estimulando a criatividade e a expressão corporal. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR05, que envolve a criação e a apresentação de performances artísticas.

5. Pintura com Tintas Naturais: Utilizar elementos da natureza, como frutas e vegetais, para criar tintas naturais e realizar pinturas. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15AR06, que incentiva a exploração de materiais e técnicas na produção artística.

6. Criação de Mural Coletivo: Os alunos podem trabalhar em grupo para criar um mural que represente a identidade da turma. Essa atividade se conecta à habilidade EF15AR07, que aborda a colaboração e a construção coletiva nas artes visuais.

7. Desenho de Personagens de Contos: Incentivar os alunos a desenharem seus personagens favoritos de contos ou histórias. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15AR08, que envolve a interpretação e a representação de narrativas nas artes visuais.

8. Criação de Instrumentos Musicais: Os estudantes podem criar instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis e, em seguida, realizar uma apresentação musical. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR09, que trata da produção e da apreciação musical.

9. Fotografia de Momentos do Dia a Dia: Os alunos podem capturar fotografias que representem o cotidiano e, posteriormente, discutir sobre as imagens. Essa atividade se conecta à habilidade EF15AR10, que envolve a apreciação e a análise de diferentes formas de arte, incluindo a fotografia.

10. Criação de Cartazes de Conscientização: Os estudantes podem desenvolver cartazes que abordem temas sociais ou ambientais, utilizando técnicas de artes visuais. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15AR11, que incentiva a reflexão crítica por meio da arte.

11. Modelagem com Argila: Os alunos podem criar esculturas utilizando argila, explorando formas e texturas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR12, que envolve a experimentação com diferentes técnicas de modelagem nas artes visuais.

12. Criação de Histórias em Quadrinhos: Os estudantes podem desenvolver suas próprias histórias em quadrinhos, estimulando a narrativa visual. Essa atividade se conecta à habilidade EF15AR13, que aborda a produção de narrativas gráficas nas artes visuais.

13. Exploração de Danças Folclóricas: Os alunos podem aprender e apresentar danças folclóricas de diferentes regiões do Brasil, promovendo a diversidade cultural. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15AR14, que trata da apreciação e da prática de danças tradicionais.

14. Criação de Roupas com Materiais Recicláveis: Os estudantes podem desenvolver roupas ou acessórios utilizando materiais recicláveis, promovendo a sustentabilidade. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR15, que envolve a criação e a experimentação com moda e design.

15. Elaboração de Vídeos Artísticos: Os alunos podem produzir vídeos que expressem suas ideias e sentimentos por meio da arte, utilizando técnicas de edição. Essa atividade se conecta à habilidade EF15AR16, que aborda a produção audiovisual como forma de expressão artística.