15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto 3º ano
1. Jogo de Memória com Palavras
Desenvolver um jogo de memória utilizando palavras que fazem parte do vocabulário do 3º ano. Os alunos devem criar pares de cartões com palavras e suas definições, promovendo a leitura e a escrita. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e a produção de textos.
2. Contação de Histórias
Os alunos podem criar e contar histórias em grupos, utilizando elementos da narrativa como personagens, enredo e moral. Essa atividade estimula a criatividade e a oralidade, atendendo à habilidade EF15LP02, que trata da produção e do compartilhamento de narrativas.
3. Produção de Cartazes
Os estudantes devem produzir cartazes sobre temas estudados em sala, utilizando imagens e textos explicativos. Essa atividade promove a pesquisa e a organização de informações, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que envolve a elaboração de textos informativos.
4. Experimentos Científicos
Realizar experimentos simples em sala de aula, como a mistura de cores ou a observação de reações químicas. Os alunos devem registrar suas observações e conclusões, o que atende à habilidade EF02CI01, que envolve a investigação e a formulação de hipóteses.
5. Criação de Jogos Matemáticos
Os alunos podem criar jogos que envolvam operações matemáticas, como adição e subtração. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a resolução de problemas, alinhando-se à habilidade EF03MA01, que trata da resolução de problemas matemáticos.
6. Atividades de Leitura Compartilhada
Promover sessões de leitura compartilhada, onde os alunos leem em voz alta para os colegas. Essa prática desenvolve a fluência e a compreensão leitora, atendendo à habilidade EF15LP04, que envolve a leitura de diferentes gêneros textuais.
7. Criação de Poemas
Os alunos devem escrever poemas utilizando rimas e ritmos. Essa atividade estimula a sensibilidade estética e a expressão pessoal, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que trata da produção de textos poéticos.
8. Visitas a Museus Virtuais
Os estudantes podem explorar museus virtuais e apresentar o que aprenderam para a turma. Essa atividade estimula a pesquisa e o uso de tecnologias, alinhando-se à habilidade EF02HI01, que envolve a pesquisa sobre a história e a cultura.
9. Criação de Histórias em Quadrinhos
Os alunos podem criar histórias em quadrinhos sobre temas estudados, desenvolvendo a narrativa visual e a criatividade. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP06, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.
10. Jogos de Role-Playing
Os alunos podem participar de jogos de interpretação de papéis, onde encenam situações do cotidiano ou histórias literárias. Essa atividade estimula a empatia e a expressão oral, atendendo à habilidade EF15LP07, que envolve a dramatização e a expressão de ideias.