15 Ideias de Atividades (BNCC) pronomes pessoais e possessivos

1. Jogo dos Pronomes

Uma atividade interativa onde os alunos formam grupos e recebem cartões com frases incompletas. Cada grupo deve escolher o pronome pessoal ou possessivo correto para completar as frases. Essa atividade estimula a colaboração e a discussão entre os alunos, além de reforçar a compreensão dos pronomes. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos devem criar uma história em quadrinhos utilizando pronomes pessoais e possessivos. Essa atividade permite que os estudantes expressem sua criatividade enquanto praticam a aplicação dos pronomes em contextos narrativos. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Bingo dos Pronomes

Prepare cartelas de bingo com diferentes pronomes pessoais e possessivos. O professor chama frases que contenham esses pronomes, e os alunos devem marcar em suas cartelas. O primeiro a completar uma linha grita “Bingo!” e ganha um prêmio. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Entrevista em Duplas

Os alunos se dividem em duplas e realizam entrevistas, utilizando pronomes pessoais e possessivos nas perguntas e respostas. Após a atividade, cada aluno apresenta seu parceiro para a turma, utilizando os pronomes corretamente. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Jogo da Memória

Crie um jogo da memória com pares de cartões que contenham pronomes pessoais e possessivos. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, reforçando a memorização e a identificação dos pronomes. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Música e Pronomes

Escolha uma música conhecida e peça aos alunos que identifiquem os pronomes pessoais e possessivos presentes na letra. Em seguida, eles podem discutir o significado e a importância desses pronomes na canção. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Atividade de Preenchimento

Crie uma atividade de preenchimento de lacunas onde os alunos devem inserir os pronomes pessoais e possessivos corretos em frases. Essa atividade ajuda a fixar o uso correto dos pronomes em diferentes contextos. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Teatro de Fantoches

Os alunos criam fantoches e encenam uma pequena peça utilizando pronomes pessoais e possessivos. Essa atividade estimula a expressão oral e a criatividade, além de reforçar o aprendizado dos pronomes. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Cartazes de Pronomes

Os alunos devem criar cartazes ilustrativos que expliquem o uso dos pronomes pessoais e possessivos. Esses cartazes podem ser expostos na sala de aula, servindo como material de consulta. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Debate sobre Identidade

Organize um debate onde os alunos devem usar pronomes pessoais e possessivos para expressar suas opiniões sobre temas relacionados à identidade e pertencimento. Essa atividade promove a reflexão e o uso consciente da linguagem. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Desenho e Descrição

Os alunos desenham uma cena e, em seguida, escrevem uma descrição utilizando pronomes pessoais e possessivos. Essa atividade integra a expressão artística com a prática da escrita. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Caça-Palavras de Pronomes

Crie um caça-palavras com pronomes pessoais e possessivos. Os alunos devem encontrar e circular os pronomes, o que ajuda a reforçar a identificação e a memorização dos mesmos. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos se revezam fazendo perguntas uns aos outros utilizando pronomes pessoais e possessivos. Essa atividade estimula a conversação e a prática oral, além de promover a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Produção de Vídeos

Os alunos criam pequenos vídeos onde utilizam pronomes pessoais e possessivos em diálogos ou narrações. Essa atividade incentiva a criatividade e a aplicação prática dos pronomes em um formato moderno e acessível. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Jogo de Role-Playing

Os alunos participam de um jogo de role-playing onde devem assumir diferentes personagens e utilizar pronomes pessoais e possessivos em suas falas. Essa atividade promove a empatia e a prática da linguagem em situações diversas. Habilidade BNCC: EF15LP15.