15 Ideias de Atividades (BNCC) projeto identidade educação infantil

1. Criação de Cartazes de Identidade

Os alunos podem criar cartazes que representem sua identidade, utilizando fotos, desenhos e palavras que os descrevam. Essa atividade promove a autoexpressão e a valorização da individualidade. Habilidade BNCC: EI03ET01.

2. Jogo de Apresentação

Realizar um jogo de apresentação onde cada aluno deve compartilhar algo único sobre si mesmo, como um hobby ou uma curiosidade. Essa atividade estimula a comunicação e o respeito às diferenças. Habilidade BNCC: EI03CG01.

3. Mapa da Família

Criar um mapa que represente a estrutura familiar de cada aluno, incluindo informações sobre cada membro. Essa atividade ajuda a desenvolver a noção de pertencimento e diversidade familiar. Habilidade BNCC: EI03ET02.

4. Desenho da Minha Casa

Os alunos desenham suas casas e descrevem o que cada cômodo representa para eles. Essa atividade incentiva a reflexão sobre o lar e a segurança que ele proporciona. Habilidade BNCC: EI03ET03.

5. Livro de Histórias Pessoais

Cada aluno pode criar um pequeno livro contando uma história de sua vida, como uma viagem ou um momento especial. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa pessoal. Habilidade BNCC: EI03LP01.

6. Roda de Conversa sobre Identidade

Promover uma roda de conversa onde os alunos possam discutir o que significa identidade para eles. Essa atividade desenvolve habilidades de escuta e argumentação. Habilidade BNCC: EI03CG02.

7. Mural da Diversidade

Os alunos podem contribuir com desenhos e textos que representem a diversidade cultural e étnica de sua comunidade. Essa atividade promove a inclusão e o respeito. Habilidade BNCC: EI03ET04.

8. Jogo de Identidade Cultural

Realizar um jogo onde os alunos devem adivinhar a origem de diferentes culturas através de objetos ou músicas. Essa atividade enriquece o conhecimento sobre diversidade cultural. Habilidade BNCC: EI03ET05.

9. Criação de um Diário de Emoções

Os alunos podem criar um diário onde registram suas emoções e sentimentos ao longo da semana. Essa atividade ajuda na compreensão emocional e na expressão de sentimentos. Habilidade BNCC: EI03CG03.

10. Teatro de Fantoches sobre Identidade

Os alunos podem criar fantoches que representam diferentes identidades e encenar histórias que abordem a aceitação e o respeito. Essa atividade estimula a criatividade e a empatia. Habilidade BNCC: EI03AR01.

11. Pesquisa sobre a História da Família

Os alunos podem entrevistar familiares para descobrir a história de sua família e apresentar em sala. Essa atividade valoriza a história familiar e a oralidade. Habilidade BNCC: EI03LP02.

12. Criação de um Hino da Turma

Os alunos podem compor um hino que represente a turma, incluindo valores e características que eles consideram importantes. Essa atividade promove a união e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EI03AR02.

13. Atividade de Identificação de Sentimentos

Utilizar cartões com diferentes expressões faciais para que os alunos identifiquem e compartilhem situações que os fazem sentir de determinada maneira. Essa atividade desenvolve a empatia e a inteligência emocional. Habilidade BNCC: EI03CG04.

14. Criação de um Álbum de Memórias

Os alunos podem criar um álbum com fotos e recordações de momentos importantes de suas vidas, explicando o significado de cada um. Essa atividade promove a reflexão sobre a própria história. Habilidade BNCC: EI03ET06.

15. Apresentação de Brinquedos Favoritos

Cada aluno traz um brinquedo que considera especial e apresenta para a turma, explicando sua importância. Essa atividade estimula a oralidade e a valorização de objetos significativos. Habilidade BNCC: EI03CG05.