15 Ideias de Atividades (BNCC) profissões para educação infantil

1. Oficina de Profissões

Organizar uma oficina onde as crianças possam explorar diferentes profissões é uma excelente maneira de introduzir o tema. Os alunos podem trazer objetos que representem a profissão de seus pais ou responsáveis, como ferramentas de trabalho, uniformes ou materiais. Essa atividade pode ser acompanhada da habilidade BNCC EI03CG03, que aborda a exploração de diferentes profissões e suas funções na sociedade.

2. Teatro de Fantoches

Utilizar fantoches para encenar profissões é uma atividade lúdica que estimula a criatividade e a expressão oral. As crianças podem criar seus próprios fantoches e desenvolver pequenas peças que retratem o dia a dia de diferentes profissões. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EI03EF01, que incentiva a expressão artística e a comunicação.

3. Dia da Profissão

Promover um “Dia da Profissão” na escola, onde os alunos possam se vestir como profissionais de sua escolha, é uma forma divertida de aprender sobre as diferentes carreiras. Os alunos podem apresentar suas escolhas e explicar o que fazem esses profissionais. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI03CG01, que envolve a identificação de profissões e suas características.

4. Entrevista com Profissionais

Convidar profissionais de diversas áreas para conversar com as crianças pode enriquecer o aprendizado. As crianças podem preparar perguntas e aprender sobre as rotinas e responsabilidades de diferentes profissões. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EI03CG02, que trata da valorização das diferentes profissões e suas contribuições para a sociedade.

5. Jogo de Memória das Profissões

Criar um jogo de memória com cartões que representem diferentes profissões e suas ferramentas é uma maneira divertida de aprender. As crianças podem jogar em grupos, desenvolvendo habilidades de memória e associação. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03EF02, que envolve o desenvolvimento de jogos e brincadeiras.

6. Mural das Profissões

Montar um mural na sala de aula onde as crianças possam colar imagens de diferentes profissões e descrever o que cada uma faz é uma ótima forma de visualização. Essa atividade pode ser acompanhada da habilidade BNCC EI03CG04, que aborda a representação de profissões através de diferentes linguagens.

7. Criação de Histórias em Quadrinhos

As crianças podem criar histórias em quadrinhos que retratem o dia a dia de uma profissão. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa, além de permitir que os alunos explorem a importância de cada profissão. A habilidade BNCC EI03EF03 está relacionada à produção de narrativas em diferentes formatos.

8. Visita a Locais de Trabalho

Organizar visitas a locais de trabalho, como hospitais, escolas ou empresas, pode proporcionar uma experiência prática e realista sobre as profissões. As crianças podem observar e interagir com os profissionais, aprendendo sobre suas funções. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI03CG05, que envolve a observação e análise de diferentes ambientes de trabalho.

9. Profissões em Família

Pedir que as crianças tragam fotos de familiares em suas profissões e compartilhem com a turma é uma forma de conectar o aprendizado à vida pessoal. Essa atividade pode ser acompanhada da habilidade BNCC EI03CG06, que trata da valorização das histórias familiares e das profissões.

10. Criação de Cartazes

As crianças podem criar cartazes informativos sobre profissões que acham interessantes. Esses cartazes podem incluir informações sobre o que é necessário para exercer a profissão, como formação e habilidades. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EI03CG07, que envolve a pesquisa e apresentação de informações sobre profissões.