15 Ideias de Atividades (BNCC) profissões educação infantil

1. Oficina de Profissões

Uma atividade que envolve a criação de uma feira de profissões, onde as crianças podem explorar diferentes carreiras. Os alunos podem se vestir como profissionais, como médicos, engenheiros e professores, e apresentar suas funções para os colegas. Essa atividade estimula a criatividade e o entendimento sobre as diversas profissões. Habilidade BNCC: EI03CG02.

2. Jogo de Memória das Profissões

Desenvolver um jogo de memória com cartões que contenham imagens de diferentes profissões e suas ferramentas. As crianças devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda a associar cada profissão com seus respectivos instrumentos de trabalho. Habilidade BNCC: EI03EF01.

3. Entrevista com Profissionais

Convidar profissionais de diferentes áreas para uma conversa com os alunos. As crianças podem preparar perguntas e aprender diretamente sobre as experiências e desafios de cada profissão. Essa atividade promove a escuta ativa e o respeito pelas diferentes trajetórias profissionais. Habilidade BNCC: EI03EF02.

4. Criação de Cartazes de Profissões

Os alunos podem criar cartazes que representem diferentes profissões, incluindo informações sobre o que cada profissional faz, suas ferramentas e a importância de seu trabalho. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação visual, além de promover o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EI03LP02.

5. Teatro de Fantoches

As crianças podem criar um teatro de fantoches onde cada fantoche representa uma profissão. Elas podem encenar situações do dia a dia de cada profissão, o que ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e empatia. Habilidade BNCC: EI03CG01.

6. Desenho das Profissões

Uma atividade de desenho onde as crianças ilustram o que querem ser quando crescer. Após a atividade, cada aluno pode compartilhar seu desenho e explicar sua escolha, promovendo a autoexpressão e o respeito pelas aspirações dos colegas. Habilidade BNCC: EI03LP03.

7. Visita a um Local de Trabalho

Organizar uma visita a um local de trabalho, como uma escola, hospital ou escritório. Essa experiência prática permite que as crianças vejam como é o ambiente de trabalho e o que cada profissão envolve na prática. Habilidade BNCC: EI03EF03.

8. Montagem de um Livro de Profissões

Os alunos podem coletar informações sobre diferentes profissões e montar um livro coletivo. Cada criança pode contribuir com uma página sobre a profissão que mais gosta, estimulando a pesquisa e a colaboração. Habilidade BNCC: EI03LP01.

9. Mapa das Profissões

Criar um mapa da sala de aula ou da escola onde cada área representa uma profissão. As crianças podem desenhar ou colar imagens que representam o que cada profissão faz, ajudando a visualizar a diversidade de carreiras. Habilidade BNCC: EI03CG03.

10. Música das Profissões

Compor uma música sobre profissões, onde cada estrofe fala sobre uma carreira diferente. As crianças podem apresentar a música para os pais ou em um evento escolar, promovendo a criatividade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EI03EF04.