15 Ideias de Atividades (BNCC) produção textual 4º ano

1. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando personagens e enredos que eles mesmos inventam. Essa atividade estimula a criatividade e a produção textual, além de permitir que os alunos explorem diferentes estilos narrativos. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que aborda a produção de textos em diferentes gêneros.

2. Diário de Bordo

Proponha que os alunos mantenham um diário de bordo, onde eles registram suas experiências diárias ou reflexões sobre temas discutidos em sala. Essa prática ajuda a desenvolver a escrita pessoal e a organização de ideias. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP02, que trata da escrita de textos de diferentes naturezas.

3. Cartas para Personagens

Os alunos podem escrever cartas para personagens de livros que estão lendo. Essa atividade promove a empatia e a compreensão de diferentes perspectivas, além de exercitar a escrita formal. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP03, que envolve a produção de textos que estabelecem diálogos.

4. Criação de Poemas

Estimule os alunos a escreverem poemas sobre temas que eles gostam ou que foram abordados em aula. Essa atividade permite que eles experimentem com a linguagem e a sonoridade das palavras. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP04, que incentiva a produção de textos poéticos.

5. Roteiro de Teatro

Os alunos podem criar um roteiro para uma peça de teatro, desenvolvendo diálogos e cenários. Essa atividade não só estimula a escrita, mas também a colaboração em grupo. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP05, que trata da produção de textos teatrais.

6. Resenha de Livros

Proponha que os alunos escrevam resenhas de livros que leram. Essa atividade ajuda a desenvolver a capacidade crítica e a argumentação. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP06, que envolve a produção de textos de opinião.

7. Criação de Blog

Os alunos podem criar um blog sobre um tema de interesse, onde publicarão textos, fotos e vídeos. Essa atividade estimula a escrita e a utilização de diferentes mídias. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP07, que aborda a produção de textos em ambientes digitais.

8. Entrevista com um Autor

Os alunos podem realizar uma entrevista com um autor de um livro que leram. Essa atividade promove a pesquisa e a produção de textos informativos. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP08, que trata da produção de textos que informam e esclarecem.

9. Criação de Anúncios

Proponha que os alunos criem anúncios para produtos fictícios, utilizando técnicas persuasivas. Essa atividade desenvolve a criatividade e a escrita publicitária. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP09, que envolve a produção de textos publicitários.

10. Jogo de Palavras

Os alunos podem participar de um jogo onde devem criar frases ou histórias utilizando palavras-chaves fornecidas. Essa atividade estimula a agilidade mental e a criatividade na produção textual. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP10, que trata da produção de textos a partir de estímulos variados.